Masala (gênero cinematográfico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Masala é um gênero de filme indiano que mistura elementos de drama, comédia, romance e ação.[1] O nome vem da mistura de temperos da culinária indiana.[2] The Hindu considera o masala o único gênero de cinema tipicamente indiano.[3]

O gênero surgiu nos anos 70, com o cineasta Manmohan Desai e os roteiristas Salim-Javed.

Influências[editar | editar código-fonte]

Embora o gênero em si tenha surgido nos anos 70, a literatura sânscrita, incluindo o Mahabharata e o Ramayana, que exerceram grande influência no pensamento e imaginação do cinema indiano, sempre se utilizou de elementos parecidos. Dentre estes elementos, inclui-se a trama secundária, a história de fundo e a "história dentro da história". O teatro sânscrito, que colocava bastante ênfase na música, na dança e no espetáculo, também exerceu grande influência. Outras influências foram o teatro popular indiano, e o teatro persa, que misturava realismo e fantasia, música e dança, narrativa e espetáculo na mesma peça. O teatro persa continha humor inalduterado e ingênuo, bem como músicas e técnicas "improvisadas" impressionantes.

Por fim, houve a influência de Hollywood dos anos 20 aos 50, quando musicais eram comuns. No entanto, o cinema indiano se distanciou de Hollywood de várias formas. Por exemplo: nos musicais de Hollywood, o enredo costumava ser o próprio meio artístico, com narrativas realistas, enquanto que no cinema indiano, os elementos fantásticos eram exagerados, usando música, dança e "contos de fada". Não havia qualquer tentativa de disfarçar o fato de que estes elementos não eram reais, e, ao mesmo tempo, faziam parte da vida real, de forma simbólica e complexa.

Influência fora do cinema indiano[editar | editar código-fonte]

O filme "Quem Quer Ser um Milionário" (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, baseado no romance de Vikas Swarup "Q & A", é considerado por vários críticos como um "filme masala", foi, de fato, baseado diretamente no gênero. Outro filme que, segundo o próprio diretor, foi inspirado nos musicais de Bollywood, foi Moulin Rouge! (2001).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bollywood
Cinema da Índia

Referências

  1. Tejaswini Gantiv (2004). Bollywood: a guidebook to popular Hindi cinema. [S.l.]: Psychology Press. p. 139. ISBN 978-0-415-28854-5. Consultado em 26 de abril de 2011 
  2. Nelmes, Jill. An introduction to film studies. p. 367.
  3. *Masala v. Genre - The Hindu