Matéria mole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Matéria mole ou matéria condensada mole é um subcampo da matéria condensada compreendendo uma variedade de estados físicos que são facilmente deformados por estresse térmica ou flutuações térmicas. Eles incluem líquidos, colóides, polímeros, espumas, géis, materiais granulares, e diversos materiais biológicos. Esses materiais, compartilham uma importante característica em comum no qual o comportamento físico predominante ocorre a um escala de energia comparável com a da energia térmica em temperatura ambiente. A essas temperaturas, os aspectos quânticos geralmente não são relevantes.

Pierre-Gilles de Gennes, que é chamado de o "pai da matéria mole" [1], recebeu o prêmio Nobel de Física em 1991 pela descoberta de que o parâmetro de ordem de um sistema termodinâmico simples pode ser aplicada para casos mais complexos encontrados em matéria mole, em particular, ao comportamento de cristais líquidos e polímeros[2].

Referências

  1. Rheology Bulletin Volume 74 Number 2, julho de 2005, p. 17
  2. «"The Nobel Prize in Physics 1991"». Consultado em January 27.  Parâmetro desconhecido |accessyear= ignorado (|acessodata=) (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]