MathWorld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

MathWorld é uma enciclopédia matemática de referência, criada por Eric W. Weisstein, financiada e licenciada pela Wolfram Research Inc., empresa criadora do software de álgebra computacional Mathematica. A enciclopédia é também parcialmente financiada pela National Science Foundation dos Estados Unidos e pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

História[editar | editar código-fonte]

Eric W. Weisstein, o criador da página, era um estudante de Física e Astronomia que se acostumou a tomar notas sobre as suas disciplinas de Matemática. Em 1995 publicou essas notas em um website sob o título "Eric's Treasure Trove of Mathematics", com uma centena de páginas e artigos abrangendo uma grande variedade de temas relacionados à matemática. A página popularizou-se por proporcionar ao público, gratuitamente, uma referência abrangente sobre temas relevantes, tendo o autor continuado a melhorar essas notas e a aceitar correções e comentários de seus leitores.

Em 1998, Weisstein assinou um contrato com CRC Press, vindo o conteúdo do website a ser publicado em papel e em CD-ROM, com o título "CRC Concise Encyclopedia of Mathematics". Na mesma época, os conteúdos no website, até então gratuitos, passaram a ser apenas parcialmente acessível ao público.

Em 1999 o autor foi contratado pela Wolfram Research, que renomeou o Math Treasure Trove para MathWorld, acessível em mathworld.wolfram.com, e mantido no website da companhia com livre acesso.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Circularam comentários no grupo Usenet sci.math, acerca da qualidade dos artigos do "MathWorld". Embora a informação no "MathWorld" seja considerada correta em geral, foram encontradas algumas sentenças com incorreções ou com problemas de sintaxe.[1][2]

O MathWorld tem uma funcionalidade que permite que os leitores publiquem comentários a artigos individualmente. Tal como ocorre com outras fontes de recursos matemáticos on-line, não se conhecem estudos sistemáticos acerca da consistência do MathWorld, razão pela qual sua qualidade permanece em discussão.

Referências

  1. Entrada na sci.math confusão no MathWorld sobre um termo
  2. Entrada na sci.math (erros de tipografia e ortografia no MathWorld)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]