Saltar para o conteúdo

Mercado de trabalho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Minsbot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: ja:労働市場, ko:노동 시장, zh:劳动力市场
Linha 1: Linha 1:
{{revisão-sobre|Economia|data=Abril de 2008}}
{{revisão-sobre|Economia|data=Abril de 2008}}
'''Mercado de trabalho''' relaciona aqueles que oferecem [[força de trabalho]] com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade.
'''Mercadinho de trabalho''' relaciona aqueles que oferecem [[força de trabalho]] com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade.


== Lei da oferta e da procura ==
== Lei da oferta e da procura ==

Revisão das 19h41min de 3 de abril de 2012

Mercadinho de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade.

Lei da oferta e da procura

Ver artigo principal: Lei da oferta e da procura

Talvez a característica mais marcante das relações económicas seja a lei da oferta e da procura. Via de regra, quanto maior for a oferta de um produto ou de um serviço, se a procura se mantiver a mesma, menor será o valor cobrado por ele, pois a concorrência de mercado obriga a redução dos preços para tornar viável as vendas. Por outro lado se a procura é maior do que a oferta, a tendência é que o valor cobrado pelo produto seja maior.

Em termos de profissões pode-se dizer que quando existe a formação de excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientes postos de trabalho para absorver os profissionais. Por outro lado pode acontecer que não exista oferta em excesso mas sim procura em falta. Este é um dos casos que acontece quando, por exemplo, a indústria progride e inova rapidamente. Deixa de haver procura de uma dada profissão ou qualificação que está sendo substituída pela procura de outra profissão ou qualificação em que ainda não há oferta suficiente, gerando desemprego que também está ligado com o aumento no numero de máquinas, que podem substituir a mão-de-obra.

Conceitos

População activa

Ver artigo principal: População em Idade Ativa

É o conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos (em Portugal) que constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito económico (inclui os empregados e desempregados).

População empregada

É o conjunto de população que produz trabalho em troca de benefícios na forma de dinheiro ou outro tipo de remuneração.

População desempregada

É o segmento da população activa que está privada involuntariamente de emprego e que o procura.

Taxa de desemprego

Ver artigo principal: Taxa de desemprego

É a relação que existe entre o número de desempregados e de população activa.

Ligações externas