Mercedes-Benz CLR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mercedes-Benz CLR
Visão geral
Produção 1999
Fabricante AMG-Mercedes
Modelo
Classe Le Mans Grand Tourer Prototype (LMGTP)
Carroceria Carbon fibre and aluminium honeycomb monocoque
Ficha técnica
Motor V8
Plataforma LMGTP (original GT1)
Transmissão 6-velocidades X-Trac

Mercedes-Benz CLR é um protótipo de Le Mans construído pela Mercedes-Benz para as 24 Horas de Le Mans 1999, se tornando famoso por seus "backflips" durante os dias do evento, no qual os protótipos levantaram voo por baixa carga aerodinâmica.

História[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1999 a Mercedes lançou a Mercedes CLR como o sucessora da Mercedes-Benz CLK-LM para o campeonato da FIA GT que depois tomariam parte nas próximas 24 Horas de Le Mans. Com milhares de quilômetros de testes em pistas de corridas, como Homestead e Hockenheim, a Mercedes sentiu que o seu novo protótipo estava rápido o suficiente para vencer a corrida, apesar do curto período de tempo gasto em testes de túnel de vento.

Três carros foram inscritos, numerados #4, #5 e #6, cada um dirigido por um alemão (Bernd Schneider, Nick Heidfeld e Marcel Tiemann), um francês (Franck Lagorce, Jean-Marc Gounon e Christophe Bouchut) e, por fim, um piloto que falasse inglês (o autraliano Mark Webber, o Inglês Peter Dumbreck e o português Pedro Lamy), de forma a permitir uma comunicação eficiente. No entanto, o veículo 4 de Mark Webber levantou voo, na curva de Indianápolis durante a noite na quinta sessão de qualificação, para as 24h de Le Mans. O carro foi reconstruído a partir do zero na sexta-feira, modificado para obter um maior downforce na frente, e entrou no warm-up da manhã de sábado. Mais uma vez, o carro de Mark Webber levantou voo, desta vez sendo presenciado pelos fotógrafos[1]. Felizmente, nem Webber nem ninguém ficou ferido em qualquer ocasião.

Apesar do segundo incidente e das lembranças do acidente das 24 Horas de Le Mans 1955, em que uma Mercedez-Benz levantou voo em direção a plateia vitimando muitas pessoas, Norbert Haug decidiu ir em frente e colocou os outros dois carros no período da tarde, sendo que Norbert recomendou aos demais pilotos das 2 CLR, que tentassem evitar pegar o vácuo dos demais carros.

Norbert pensou que tinha resolvido o problema por completo, porém no dia da competição, a CLR #5 de Peter Dumbreck ao pegar o vácuo de um Toyota GT-One, levantou voo e caiu em direção entre as arvores e o guarda rails, duas curvas antes da curva Indianapolis, sendo desta vez noticiado pela televisão de todo mundo. A multidão nas arquibancadas estava aterrorizada, vendo as fotos no telão, sem ouvir qualquer comentário por um longo tempo. Nenhum dano foi sustentado neste incidente. A corrida continuou sob condições de bandeira amarela. Por segurança, o veiculo restante, o CLR #6, dirigido por Bernd Schneider, foi imediatamente retirada da corrida.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.