Metanogênese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Metanogênese é a etapa final no processo global de degradação anaeróbica da matéria orgânica biodegradável em metano e dióxido de carbono que é efetuada pelas Archaebacterias metanogênicas. Estes microorganismos formam um domínio próprio dentre os três domínios da vida, sendo diferentes dos outros dois domínios, o das bactérias e os eucariotos[1] .

O papel que a metanogênese e, consequentemente as Arquéias, desempenham no ciclo do carbono do planeta é essencial, pois promovem um meio para que o carbono não se acumule em depósitos anaeróbicos e retorne a atmosfera, como dióxido de carbono ou metano.

Seu metabolismo retira energia dos materiais orgânicos para seu crescimento e manutenção, e liberam parte da energia da matéria orgânica via metano. As principais reações e as mais pesquisadas e conhecidas são:

ácido acético => metano + dióxido de carbono

dióxido de carbono + hidrogênio => metano e água

O hidrogênio normalmente está na forma de NADH, que é resultante de processos de oxidação de outras moléculas, por exemplo:

álcool + NAD => ácido acético + NADH

Este e outros processos de degradação da matéria orgânica são feitos por outros microorganismos, normalmente bactérias anaeróbicas, além das próprias Archaebacterias, para produção de energia metabólica . O consumo de NAD para formar NADH acabaria por impedir a geração de energia no meio, mas as Archaebacteria conseguem oxidar o NADH ou o hidrogênio produzido na decomposição deste, produzindo assim o metano.

Este processo é encontrado nos intestinos de ruminantes e até mesmo no homem, além de pântanos e no fundo do mar.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. WOESE, KANDLER, WHEELIS. . "Towards a natural system of organisms: Proposal for the domains Archaea, Bacteria, and Eucarya". Proc. Natl. Acad. Sci. USA V. 87 p. 4576 - 4579.
Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.