Mikhail Budyko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mikhail Ivanovich Budyko
Climatologia
Nacionalidade Rússia Russo
Nascimento 20 de janeiro de 1920
Local Gomel
Morte 10 de dezembro de 2001 (81 anos)
Local São Petersburgo
Atividade
Campo(s) Climatologia
Prêmio(s) Prêmio Lenin (1958), Medalha Robert E. Horton (1994), Prêmio Planeta Azul (1998)

Mikhail Ivanovich Budyko (em russo: Михаил Иванович Будыко; Gomel, Bielorrússia, 20 de janeiro de 1920São Petersburgo, 10 de dezembro de 2001) foi um climatologista russo e um dos fundadores da climatologia física. Os seus estudos pioneiros sobre o clima global e cálculos da temperatura da Terra considerando simplesmente modelos físicos do equilíbrio no qual a radiação solar absorvida pela Terra é compensada pela energia irradiada para o espaço como energia térmica fizeram dele um dos maiores climatologistas do século XX.

Budyko propõe que a estratificação atmosférica seja considerada dentro da estrutura do sistema mais simples da camada limite logarítmica, simplesmente substituindo a "constante universal" Karman por um parâmetro variável, em função da estratificação. 

No sistema de Budyko a característica básica do substrato, rugosidade, também é uma função das condições meteorológicas. A natureza meramente formal dessas relações é uma das deficiências do Sistema de Budyko.

Deve também notar-se que os perfis observados de distribuição do vento com a altura desviar regularmente a partir da lei logarítmica durante a estratificação condições que diferem do equilíbrio neutro.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.