Miroslav Milovic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miroslav Milovic
Мирослав Миловић
Nome completo Мирослав Миловић
Data de nascimento: 25 de fevereiro de 1955
Local: Čačak, Iugoslávia
Morte 11 de fevereiro de 2021
Local: Recife, Brasil
Alma mater Universidade de Brasília

Miroslav Milovic (Čačak, 25 de fevereiro de1955 - Recife 11 de fevereiro de 2021) foi um filósofo iugoslávo, sérvio e brasileiro[1].

Educação[editar | editar código-fonte]

Concluiu o doutorado em Filosofia na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, e doutorado do Estado na Universidade Sorbonne, Paris IV, na França. Realizou o pós-doutorado na Universidade de Ioannina, na Grécia.

Lecionou Filosofia em diversos países além do Brasil,na Iugoslávia, Turquia, Espanha e Japão.

Miroslav Milovic era natural da Iugoslávia e tinha dois doutorados: um feito em Frankfurt e outro em Paris. Veio para o Departamento de Filosofia da UnB em 1997, depois de passar pela Turquia, Espanha e Japão. A Faculdade de Direito da UnB anunciou a morte do professor e oficializou seu luto por três dias[2].

Foi homenageado no documentário Miroslav Milovic: vida e obra produzido pelo GTeia[3] baseado nos livros do filósofo e em depoimentos de alunos, amigos e familiares da Sérvia e do Brasil.

Referências

  1. ConJur, Redação (11 de fevereiro de 2021). «Morre Miroslav Milovic, professor de Direito da UnB, aos 65 anos». Consultor Jurídico. Consultado em 14 de dezembro de 2023 
  2. «Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Miroslav Milovic». Universidade de Brasília: Departamento de Filosofia. Consultado em 14 de dezembro de 2023 
  3. GTEIA. «Documentário Miroslav Milovic: vida e obra» 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]