Mo Ibrahim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mo Ibrahim no 2007 World Economic Forum on Africa realizado na Cidade do Cabo

Mohamed "Mo" Ibrahim (nascido em 1946) é um empresário sudanês-britânico do ramo de telecomunicações[1]. É o fundador da Celtel.

Vendeu a Celtel em 2005 por $3400 milhões de dólares e criou a Fundação Mo Ibrahim para promover uma melhor governação em África, bem como o Índice Mo Ibrahim, para avaliar a qualidade de anual governança para cada país do continente africano. É membro da Comissão Consultiva Regional para a África na London Business School. Em 2007, lançou o Prémio Mo Ibrahim para a Liderança de Excelência em África, com um prémio inicial de 5 milhões de dólares e um pagamento anual para a vida, no valor de 200 mil dólares, atribuído aos Chefes de Estado que excecionalmente promovam maior segurança, direitos à saúde, à educação, ao desenvolvimento económico e político nos seus países, e cedam o poder de forma democrática aos seus sucessores.

Referências

  1. «Mozambique ex-leader wins prize». BBC News. 22 de outubro de 2007. Consultado em 6 de outubro de 2010.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.