Modelagem tridimensional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 62.28.72.245 ( modificação suspeita : -60), para a edição 34678216 de KLBot2
A TUA MAE
Linha 1: Linha 1:
MERDA
[[Ficheiro:Glas-6000-enery.jpg|300px|right|thumb|Renderização de uma cena tridimensional gerada no [[POV-Ray]].]]
Em [[Ciência da computação]], {{PBPE|modelagem tridimensional|modelação tridimensional}} (ou '''3D''')'' é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de '''modelo tridimensional'''.

É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na área. Atualmente os programas mais utilizados são: [[SketchUp]], [[3ds Max]], [[Blender]], [[Cinema 4D]], [[Maya]], [[ZBrush]], [[Pro Engineer]], entre outros.

A modelagem em três dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas. Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto. Há muito tempo começaram a surgir cinemas em 3D, que usando um óculos especial, permitia que o público visse filmes inteiros com imagens que praticamente ''saiam'' da tela do cinema. Hoje em dia o espetáculo é mais moderno, e mais seguro. Pois antigamente, os filmes em 3D podiam provocar dor de cabeça e outros sintomas, que fizeram o 3D ''parar'' por alguns anos. Hoje, a onda 3D em filmes, voltou com tudo com desenhos e outros filmes, que há muito tempo não voltava para as telas do cinema. A arte 3D é feita assim: é produzida a figura e, logo depois, é criada uma cópia avermelhada que, colocando um óculos especial, é possível ver a figura em 3D. O tridimensionalismo é usado também para criar livros, como no caso do Guiness Book 2009, o livro dos recordes, que vinha acompanhado de um óculos especial, para ver algumas figuras do livro com o efeito tridimensional, que aparece no cinema. Nos livros, pode não ser tão perfeito como nos cinemas, mas também é bastante real.

==Continuidades==
Para o design de produtos, além da modelagem por meios de faces poligonais, existem os programas que são baseados na tecnologia [[NURBS]] como o [[Rhinoceros]] e o [[Alias]], os quais permitem a [[Estereolitografia|prototipagem]] dos modelos. As superfícies virtuais têm sido analisadas e divididas nas seguintes categorias:
#G0, que representa a interseção entre dois planos (posição);
#G1, que é obtida por tangência;
#G2, G3 e G4, que são [[Arte_biomórfica#No_desenho_industrial|superfícies orgânicas]] que levam em conta a continuidade geral da forma que está sendo modelada e não apenas o resultado da interseção.

A continuidade G4 caracteriza a chamada [[Superfície Classe A|superfície Classe A]]<ref>[[Denis Mandarino|Mandarino, Denis]], Curso de Modelagem Digital em Rhinoceros e Renderização em 3D MAX, vol. 2, Ed. Plêiade, São Paulo: 2009.</ref>. Existem softwares especializados na análise e modelagem de [[Superfície Classe A|superfícies Classe A]] como o [[Icem Surf]]<ref>Marciniak, Oliver - Vergleich der Freiformflächenkonstruktion mit ICEM Surf und ISD: Grundlagen, Konzepte, Methoden, Ed. VDM Verlag Dr. Müller, Munique, 2011 (ISBN 978-3639322620).</ref>.

==Processo==
[[Ficheiro:Screendump-JPatch.png|300px|right|thumb|Processo de modelagem tridimensional, várias etapas são necessárias para geração da cena.]]
Para a geração de modelagem tridimensional são necessários recursos de [[software]] e [[hardware]] adequados. O processo é usualmente dividido em três fases. Sendo que cada uma destas fases possui etapas mais específicas.

[[File:Steps of forensic facial reconstruction - Virtual Mummy - cogitas3d.gif|right|300px|thumb|Reconstrução facial forense de uma múmia feita no Blender 3D.]]
* Modelagem
* Configuração do layout da cena
** [[Mapeamento de textura|Mapeamento]]
** Iluminação
** Geração de câmeras
* Geração de cena
** [[Renderização]] (''still images'')
** Animação
* [[Estereolitografia|Prototipagem]] de produtos<ref>Prototipagem Rápida, Ed. Blücher, 2007 (vários autores)</ref>.

==Listagem de softwares==
Existem inúmeros softwares de qualidade para o desenvolvimento de modelagem 3D. A listagem abaixo contempla [[software proprietário]] e [[software livre]].

===Softwares proprietários===
* [[Pro Engineer]]
* [[SketchUp Pro]]
* [[3D Studio Max]]
* [[MicroStation]]
* [[Maya]]
* [[ZBrush]]
* [[Swift3D]]
* [[Cinema 4D]]
* [[Strata Studio Pro]]
* [[Autodesk Softimage]]
* [[Rhinoceros 3D]]
* [[Lightwave]]
* [[Houdini]]
* [[XSI]]
* Silo
* [[Solidworks]]
* [[Autodesk Inventor]]
* [[SolidFace]]
* [[Mudbox]]
* [[SketchUp]]
* [[Gmax]]
* [[VDMax]]
* [[HDSM]]
* [[SolidThinking]]

===Softwares livres===
* [[Art of Illusion]]
* [[Blender]]
* [[CB Model Pro]]
* [[POV-Ray]]
* [[Kpovmodeler]] (ainda exclusivo para [[Linux]]).
* [[Wings 3D]]
* [[Anim8or]]
* [[Metasequoia]]

=={{Ver também}}==
* [[Arte digital]]
* [[Computação Gráfica]]
* [[CAD]]
* [[NURBS]]
* [[Malha poligonal]]
* [[Superfície Classe A]]

{{Referências}}

{{Esboço-computação gráfica}}

[[Categoria:Computação gráfica 3D]]
[[Categoria:Desenvolvimento de jogos eletrônicos]]
[[Categoria:Imagem 3D]]

Revisão das 11h41min de 5 de abril de 2013

MERDA