Modulação em banda lateral única

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Banda Lateral Única é um modo de emissão em rádio obtido a partir da supressão da portadora e de uma das bandas.

Quando um sinal de áudio é aplicado a uma portadora obtém-se como produto a soma da frequência aplicada e da portadora e obtém-se a diferença entre as duas. Dessa forma são geradas as duas bandas laterais inferior e superior.

As bandas laterais são as que transportam a informação. Esta informação pode ser música, voz ou qualquer outro sinal aplicado na entrada de modulação do transmissor.

Ao chegar no receptor é realizado o processo inverso para recuperar a informação original.

Na transmissão em banda lateral única, a freqüência principal e uma das bandas são eliminadas, com o uso de filtros adequados, restando apenas a outra banda. Este processo é feito antes da etapa final de potência do transmissor (veja também modulador balanceado).

A vantagem da transmissão em banda lateral única é referente à potência em relação ao alcance.

Compare-se o rendimento de um transmissor com Modulação em amplitude-AM de 100 Watts com um transmissor de Banda Lateral Única de mesma potência.

Em um transmissor AM 50% (50W) é aplicada a portadora. A portadora não carrega nenhuma informação até o receptor. Cada uma das duas bandas laterais leva 25% da potência, ou seja, a outra metade.

Em um transmissor de Banda Lateral Única, todos os 100W da etapa final de potência são aplicados na única banda.

Assim, pode-se dizer que um transmissor de Banda Lateral Única possui cerca de quatro vezes a eficiência de um transmissor de Amplitude Modulada de mesma potência.

Referências[editar | editar código-fonte]

Site Relacionado http://50MHz-BR.com
Radioamador: RafaelTM (PU3TZY)