Mondul Kiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mondul Kiri
Capital: Sen Monorom
Divisão: província
Área: 14.288 km²
População: 60.811 (2008)
Dens.demográfica: 4.3 hab./km²
Distritos: 5
Comunas: 21
Vilas: 98


ISO 3166-2: KH-11
Mapa
Localização no Camboja


Mondul Kiri é uma província localizada no leste do Camboja. Sua capital é a cidade de Sen Monorom. Possui uma área de 14.288 km². Em 2008, sua população era de 60.811 habitantes.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

As montanhas são a característica dominante na província, destacando-se o Monte Prech e o Monte Namlier na fronteira com o Vietnã. As rodovias são regulares, porém a maior parte dos visitantes chegam por via aérea à província, através do Aeroporto de Mondul Kiri. As cascatas são um dos principais atrativos da região, assim como a riqueza de flora e fauna. Nesta região se vêem com freqüência os elefantes, entre outros, que no resto do país desapareceram por causa das guerras das últimas décadas.

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Ainda que custosa para visitar, a província merece ser vista. Os principais pontos turísticos são os seguintes:

  • Cascata Bou Sra - Localizada no distrito de Pechr Chenda, a 43 km de Sem Monorom, acessada por uma difícil rodovia. A cascata é considerada a mais bonita da região e tem três quedas.
  • Cascata Sen Monorom - Nesta se encontra a Praia Sokká, à oeste da outra, a Praia Serendipiy, um dos lugares mais visitados da região.
  • Cascata Rum Near - A 10 km da cidade de Sem Monorom, cercada de grandes plantações de café, mango e abacate, é um lugar de bosques.
  • Cascata Chrey Thom - A 43 km de Sen Monorom, é a mais recomendada. A cascata Bou Sra é inacessível no inverno, enquanto que esta é acessível o ano todo.

Divisão política[editar | editar código-fonte]

A província está subdividida em 5 distritos:

Referências

  1. «General Population Census of Cambodia 2008 - Provisional population totals» (PDF). National Institute of Statistics, Ministry of Planning. 3 de setembro de 2008. Consultado em 9 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Camboja é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.