Monte da Transfiguração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja franciscana da Transfiguração sobre o monte Tabor

Uma das incógnitas do Novo Testamento é a identificação da montanha onde Jesus passou por sua Transfiguração. Segundo Evangelho de Mateus:

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então Pedro, e disse a Jesus: Senhor, é bom para nós estarmos aqui: se queres, farei aqui três tendas; uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e eis que uma voz fora da nuvem, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. E quando os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre seus rostos, e tiveram grande temor. E Jesus veio e tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E quando eles tinham levantaram os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente. E, descendo eles do monte, Jesus ordenou-lhes, dizendo: Dize a visão de ninguém, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos." (Mateus 17:1–9, KJV)

Identificações[editar | editar código-fonte]

Vários candidatos a serem a montanha da Transfiguração foram sugeridos, dentre eles:

Tabor[editar | editar código-fonte]

Monte Tabor é o local tradicional. A mais antiga identificação do Monte da Transfiguração foi o Tabor por Orígenes, no século terceiro. Ele também é mencionado por São Cirilo de Jerusalém e São Jerônimo no século IV. A Igreja da Transfiguração está localizada no topo do Monte Tabor.[1] Mais tarde é mencionado no século V na Transitus Beatae Mariae Virginis.

Hermon[editar | editar código-fonte]

Monte Hermon, foi sugerido por R. H. Fuller e J. Lightfoot[2] por duas razões: é o monte mais alto da região - e a Transfiguração ocorreu em "um monte alto" (Mateus 17: 1) -, e está localizado perto de Cesareia de Filipe (Mateus 16:13), onde os eventos anteriores ocorreram.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Meistermann, Barnabas (1912), «Transfiguration», The Catholic Encyclopedia, XV, New York: Robert Appleton Company, consultado em 15 de agosto de 2007 
  2. Jesus and Archaeology - Page 176 James H. Charlesworth - 2006 "R. H. Fuller and J. Lightfoot proposed Mount Hermon as the mount of the transfiguration, because the place"