Mula: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:
Por agrupar características positivas das duas [[raça]]s, é um animal adaptado ao [[transporte]] de cargas, tendo sido muito utilizado até o começo do [[século XX]], principalmente em locais de [[topografia]] acidentada.
Por agrupar características positivas das duas [[raça]]s, é um animal adaptado ao [[transporte]] de cargas, tendo sido muito utilizado até o começo do [[século XX]], principalmente em locais de [[topografia]] acidentada.


Devido ao fato de cavalos possuírem 52 [[cromossoma]]s, enquanto o jumento possui 56, resultando em 54 cromossomas, os mulos são, quase sempre, [[esterilidade|estéreis]]. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registrados.
Devido ao fato de cavalos possuírem 52 [[cromossoma]]s, enquanto o jumento possui 56, resultando em 54 cromossomas, os mulos são, quase sempre, [[esterilidade|estéreis]]. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registados.
{{referências}}
{{referências}}
{{wikispecies|Equus mulus}}
{{wikispecies|Equus mulus}}

Revisão das 21h26min de 3 de outubro de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Mula (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMulo
Mulo
Mulo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: E. cabalus x E. asinus
Mula pastando

Mulo[1], mu, besta, burro, macho[2] ou jerico (ilhas da Madeira e Porto Santo e regiões do Brasil), em seu significado moderno comum, é o indivíduo híbrido resultante do cruzamento de um jumento, Equus africanus asinus, com uma égua, Equus caballus ou de um cavalo com uma jumenta. Só existem mulas fêmeas.

Etimologia

"Mulo" e "mu" se originaram do termo latino mulu[2]. "Besta" se originou do termo latino bestia[3]. "Macho" se originou do termo latino masculu[4]. "Burro" se originou de "burrico"[5].

Descrição

Por agrupar características positivas das duas raças, é um animal adaptado ao transporte de cargas, tendo sido muito utilizado até o começo do século XX, principalmente em locais de topografia acidentada.

Devido ao fato de cavalos possuírem 52 cromossomas, enquanto o jumento possui 56, resultando em 54 cromossomas, os mulos são, quase sempre, estéreis. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registados.

Referências

  1. Genética e citogenética na caracterização de hibridações interespecíficas em diferentes ordens de mamíferos
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 169
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.251
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 059
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.295
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Mula
Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.