Mulligan stew

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mulligan stew é um guisado ou uma sopa feita pelos hobos dos Estados Unidos, com batatas, carne e o que mais se conseguisse encontrar.[1] Mulligan é um nome irlandês, e o guisado é parecido com um Irish stew. No início do século XX, os irlandeses imigrados nos Estados Unidos eram pessoas pobres, e muitos podem ter deambulado entre um emprego e outro, várias vezes pernoitando em campos, juntamente com outros hobos, e alimentando-se de ensopados improvisados.

A preparação podia envolver o esforço coletivo; enquanto vários hobos procuravam e traziam os ingredientes, um outro, o mulligan mixer, ia misturando tudo na panela (ou na lata). Assim, o mulligan stew faz lembrar a história da sopa de pedra que, segundo a versão americana, era preparada por três vagabundos (e não por um frade muito esperto, como na versão portuguesa).

Outros ingredientes que seriam utilizados naquele tempo - e ainda hoje, pois o mulligan stew continua a ser consumido nos EUA - incluem tomate e farinha ou outro espessante.[2]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.