Museu do Douro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu do Douro
Tipo Museu de território
Inauguração 1997 (24 anos)
Website http://www.museudodouro.pt
Património Nacional
SIPA 22325
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Peso da Régua
Localidade Casa da Companhia, Rua Marquês de Pombal
Coordenadas 41° 09' 42" N 7° 47' 24" O

O Museu do Douro é um museu localizado em Peso da Régua dedicado ao estudo e divulgação do património da Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos, nomeadamente o vinho do Porto.

Foi criado pela Assembleia da República, em 1997, através da Lei n.º 125/97 de 2 de Dezembro. Está instalado na Casa da Companhia, edifício-sede da antiga Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, na cidade de Peso da Régua. Este edifício foi classificado como monumento de interesse público pela Portaria n.º 352/2017, de 17 de outubro de 2017.

Foi concebido como um museu de território, polivalente e polinuclear, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e documental disperso pela região, devendo constituir um instrumento ao serviço do desenvolvimento sociocultural da Região Demarcada do Douro. Numa perspetiva de "museologia de comunidade", o Museu do Douro assume-se como processo cujo desenvolvimento deverá envolver a colaboração ativa com as instituições locais, regionais e internacionais. [1]

O Museu é gerido pela Fundação Museu do Douro, criada em 2006 pelo Decreto-Lei nº 70/06.

Referências

  1. «Missão e objetivos». Museu do Douro. 2015. Consultado em 12 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.