Nênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nênio ou Nénio (em latim Nennius) foi um monge galês que viveu no século IX.

Nênio é conhecido como autor da Historia Brittonum (História dos Bretões), uma obra escrita em latim sobre a história antiga da Grã-Bretanha. Escrita em Gales no século IX, a Historia sobrevive atualmente em 33 manuscritos, quatro dos quais contém um prólogo supostamente escrito por Nênio em primeira pessoa. Neste prólogo, Nênio declara que usou várias fontes antigas para criar sua obra e que era discípulo de Elvodugus, comumente identificado com o bispo Elfoddw de Gwynedd, que convencera Gales a celebrar a Páscoa na mesma data da Igreja Romana, em 768. Uma tradução da Historia ao irlandês antigo realizada no século XI também aponta Nênio como autor.

Na história galesa existe outro Nemnivus, mencionado num manuscrito do nono século, que teria criado um alfabeto britânico (alfabeto Nemnivus) em resposta à acusação maliciosa feita por um estudante saxão de que os bretões não possuíam alfabeto próprio. É possível, mas de nenhuma maneira certo, que Nênio e este Nemnivus sejam a mesma pessoa.

Como não há manuscritos da Historia da época de vida de Nênio e poucos são os que contém o prólogo, muitos historiadores, como David N. Dumbille, consideram o prólogo como uma interpolação tardia - comum na Baixa Idade Média. A Historia Brittonum deveria, assim, considerar-se como anônima.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Historia Brittonum na Celtic culture: a historical encyclopedia (editor John Thomas Koch). ABC-CLIO, 2006. ISBN 1851094407 [1] (em inglês)
  • Nennius na Arthurian writers: a biographical encyclopedia (editors Laura C. Lambdin, Robert T. Lambdin). Greenwood Publishing Group, 2008. ISBN 0313346828 [2] (em inglês)
  • Nennius e Gildas em Historical Writing in England: c. 500 to c. 1307. Antonia Gransden. Routledge, 1996. ISBN 0415152372 [3]
  • David N. Dumville, "Nennius and the Historia Brittonum", Studia Celtica, 10/11 (1975/6), 78-95. (em inglês)
  • Nora K. Chadwick, "Early Culture and Learning in North Wales", Studies in the Early British Church (1958). (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

The de mirabilibus britanniae parte da Historia Brittonum.