Saltar para o conteúdo

Númeno: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FMTbot (discussão | contribs)
m Checkwiki + ajustes
Linha 1: Linha 1:
'''Númeno''' (do grego ''νοούμενoν'') é um objecto ou evento postulado que é conhecido sem a ajuda dos [[sentido]]s. Na [[filosofia antiga]], a esfera do númeno é a [[teoria das formas|realidade superior]] conhecida pela mente filosófica.
'''Númeno''' (do grego ''νοούμενoν'') é um objeto ou evento postulado que é conhecido sem a ajuda dos [[sentido]]s. Na [[filosofia antiga]], a esfera do númeno é a [[teoria das formas|realidade superior]] conhecida pela mente filosófica.


No entanto, este termo é melhor conhecido da filosofia de [[Immanuel Kant]].
No entanto, este termo é melhor conhecido da filosofia de [[Immanuel Kant]].

Revisão das 19h11min de 30 de abril de 2012

Númeno (do grego νοούμενoν) é um objeto ou evento postulado que é conhecido sem a ajuda dos sentidos. Na filosofia antiga, a esfera do númeno é a realidade superior conhecida pela mente filosófica.

No entanto, este termo é melhor conhecido da filosofia de Immanuel Kant.

No kantismo, o númeno é a realidade tal como existe em si mesma, de forma independente da perspectiva necessariamente parcial em que se dá todo o conhecimento humano; coisa-em-si, nômeno, noúmeno (embora possa ser meramente pensado, por definição é um objeto incognoscível.)

Está ligada, em Kant, com a expressão coisa em si, no original Ding an sich), embora a natureza desta relação tenha alguma controvérsia.

O termo é geralmente usado em contraste ou em relação com fenómeno, que em filosofia se refere que aparece aos sentidos, isto é, é um objecto dos sentidos.

Obs.: por "perspectiva necessariamente parcial" devemos entender por aquilo que ocorre no tempo, portanto númeno é uma realidade que não depende do tempo para existir, e por isso o conceito de númeno se opõe ao conceito de fenômeno ('no kantismo'). Equivale a uma realidade absoluta.

Etimologia: advém do alemão Noumenon, plural noumena, palavra criada pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a partir do grego nooúmena usada por Platão ao falar da idéia, propriamente 'aquilo que é pensado, pensamento', neutro plural substantivado de nooúmenos, particípio presente passivo de noéó 'pensar'

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.