Nebulosa de Eta Carinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NGC 3372)
Nebulosa de Eta Carinae, imagem capturada pelo Telescópio Espacial James Webb.
Nebulosa de Eta Carinae
Nebulosa de Eta Carinae, imagem capturada pelo observatório astronômico OALM , Montevideo, Uruguai.

A Nebulosa Carina (também conhecida como a Grande Nebulosa de Carina, a Nebulosa Eta Carinae, NGC 3372, bem como a Grande Nebulosa) é uma brilhante nebulosa que tem dentro de seus limites vários aglomerados abertos de estrelas relativos. Alguns artigos geralmente se referem a ela como a Nebulosa Carina, principalmente por causa de diferenciar os muitos trabalhos publicados sobre este objeto, mas a precedência histórica foi determinada pelos observadores do sul, como James Dunlop e John Herschel, que ambos a denominaram como Nebulosa Eta Argus ou Nebulosa Eta Carinae.

Ela contém as duas grandes associações OB: Carina OB1 e Carina OB2. Carina OB1 contém os dois aglomerados estelares Trumpler 14 e Trumpler 16. Trumpler 14 é um dos aglomerados estelares conhecidos mais jovens, com meio milhão de anos de idade. Trumpler 16 é o lar de Eta Carinae e HD 93129A, duas das mais maciças e luminosas estrelas em nossa galáxia Via Láctea. A nebulosa se encontra a uma distância estimada entre 6.500 e 10.000 anos-luz da Terra. Ele aparece na direção da constelação de Carina e situa-se no braço de Carina-Sagitário. A nebulosa contém várias estrelas do tipo O.

A nebulosa é uma das maiores nebulosas da Via Láctea.[1] Embora seja umas quatro vezes maior e ainda mais brilhante do que a famosa Nebulosa de Órion, a Nebulosa Carina é muito menos conhecida, devido à sua localização no céu do sul. Ele foi descoberto por Nicolas Louis de Lacaille em 1751-52 no Cabo da Boa Esperança.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre nebulosas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.