NVRAM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NVRAM

NVRAM (acrônimo para Non-Volatile Random Access Memory, que significa memória não volátil de acesso aleatório em inglês) é um tipo de memória que não perde seus dados mesmo sem a alimentação de energia.

No caso dos computadores (mais especificamente a família x86), a NVRAM é a memória utilizada para manter as configurações do BIOS, com um tamanho de 256 bytes.

Quando o computador é ligado, é gerado um número somando todos os words do BIOS e depois é verificado se este número é igual ao ultimo número salvo. Caso seja diferente os dados desta memória por algum motivo estão "danificados", e é exibida a mensagem "Update Failed..." (que significa A atualização falhou...) ou "CMOS Checksum Error" (que significa Erro de Soma de Verificação do CMOS), o que é mais comum quando a bateria do computador está fraca.

Em alguns tipos de computadores, alguns dados são mudados quando o computador liga. Quando acontece algum problema na atualização dos dados ou os dados estão corrompidos, o BIOS normalmente é reconfigurado com a configuração padrão (mais lenta, já que deve suportar todos os processadores) e a mensagem é exibida. Isto é muito comum em computadores com a bateria fraca ou quando a placa mãe é de má qualidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.