Nação Iracema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Cultural e Educacional Afro Brasileira Maracatu Nação Iracema (Nação Iracema) é uma associação cultural de cunho carnavalesco participando do desfile de maracatu de Fortaleza. Sua fundação ocorreu no dia 13 de maio de 2002.

História[editar | editar código-fonte]

A caminhada do grupo veio desde o ano de 1982. Ele surge das reflexões e práticas da participação dos militantes da Pastoral Afro da Paróquia de São Pedro e São Paulo e do Centro de Defesa da Vida e Resgate da Cultura Negra no Ceará – Abógun Bólu e até de simpatizantes do Movimento Negro de outros grupos e maracatus que ao longo dos anos iniciaram nos encontros desses movimentos sociais.

A partir de um processo de discussão iniciado pela teóloga e filósofa Maria Lúcia Simão Pereira (fundadora do movimento negro no Ceará) levantou-se mais uma vez a possibilidade de tecer uma "práxis" social onde a visibilidade para os afros descendentes fosse construída. Através do Jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira (folclorista, pesquisador sobre maracatu e um dos fundadores do Maracatu Vozes D’África) que com sua experiência subsidia e apoia a fundação da Associação Nação Iracema.

Outros membros do movimento negro no Ceará foi incorporado nessa teia da prática social como fontes primeiras e impactantes e essenciais como o professor, historiador, pesquisador e escritor William Augusto Pereira, a assistente social e agente pastoral Josélia de Sousa da Silva, a pedagoga Maria Cleide Simão Freire, a coreógrafa Joelma Maria Sousa da Silva, a estudante Cláudia Fortunato Carneiro.

E no ano de 2002, nos 20 anos de Movimento Negro no Ceará, resolve-se no dia 13 de maio de 2002, no dia do maracatu fundar o Maracatu Nação Iracema. Criou-se a partir daí: o grupo Tambores de Abógun; O grupo de dança Abógun Bólu; Grupo de Poetas negros do Ceará; O Centro de Defesa da Vida e resgate da Cultura Negra no Ceará; Cursos de Construção de Tambores e confecção de figurinos; cursos de cidadania e empreendedorismo e desfile do maracatu no carnaval.

Foi o 3º colocado em 2013, o 5º colocado em 2014, e 6º colocado em 2015.[1][2]

Em 2016, obteve a 8ª colocação no Carnaval de Fortaleza.[1]

Referências

  1. a b Paola Galvão (SECULTFOR) (14 de fevereiro de 2017). «Classificação dos desfiles do Carnaval de Fortaleza 2013». Consultado em 31 de maio de 2013. Cópia arquivada em 31 de maio de 2020 , por meio da manifestação E-SIC 00021000001201762 com base na Lei de acesso à informação.
  2. «Unidos do Acarac.uzinho é campeã; veja outros resultados do Carnaval de Rua 2015». O Povo. 20 de fevereiro de 2015. Consultado em 6 de março de 2015. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.