Na Cidade sem Meu Carro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na cidade sem meu carro (em inglês: European Mobility Week) é uma campanha mundial que visa uma reflexão sobre o uso intensivo do automóvel nas cidades e seus efeitos na emissão de poluentes; perda de qualidade de vida; redução de áreas verdes e de convivência para construção de novas vias de tráfego entre outras externalidades negativas.

A data era realizada de maneira pulverizada em alguns países europeus, mas principalmente na França. A partir do ano 2000 foi adotada a entrada do outono no hemisfério Norte, 22 de setembro, como a data oficial do evento que assim passou a ser realizada maneira integrada em diversas cidades daquele continente. Atualmente é realizada "Semana Européia da mobilidade".

No Brasil, o evento foi realizado em 2000 de maneira pioneira pelos funcionários da empresa gestora de transportes de Belo Horizonte, a BHTRANS, originando a ONG transporte e ecologia em movimento - ongtrem. Desde 2001 o evento se transformou numa jornada e é coordenado pela ONG Ruaviva.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]