Nanomontador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um montador molécular ou Nanomontador (Nanoassembler) é uma máquina nanotecnológica de tamanho bastante reduzido capaz de organizar átomos e moléculas de acordo com instruções dadas. Para fazer esta tarefa é necessário energia, suprimento de matéria-prima (building blocks), bem como a programação a ser executada pelo montador.

Um montador molecular pode atuar de forma isolada ou em conjunto com vários outros montadores moleculares, podendo, neste caso, ser capaz de construir objetos macroscópicos. Para isso é necessário um sistema de comunicação entre os montadores, bem como um sistema de organização que permita que eles trabalhem em conjunto.

Existe a possibilidade de se construir um montador universal. Ele teria a capacidade de construir qualquer objeto possível, incluindo um outro montador. Assim, o montador poderia se replicar de forma semelhante aos seres vivos. Uma vez construído o primeiro montador, ele poderia se reproduzir várias vezes até o número necessário para executar uma determinada tarefa como, por exemplo, a construção de várias toneladas de um nanomaterial. Essa capacidade de reprodução é uma das grandes vantagens de um montador molecular, e também é um dos seus grandes riscos. Um montador poderia se reproduzir descontroladamente e ameaçar vidas humanas de forma semelhante a epidemias. Um risco poderia ser a colonização de toda a Terra por montadores moleculares, extinguindo a vida no planeta. Só restariam os próprios montadores em uma massa provavelmente cinza chamada de "greygoo". Kim Eric Drexler argumenta que este cenário é bastante difícil, uma vez que nenhum ser vivo conhecido consegue se reproduzir além do limite imposto pela quantidade de energia e matéria-prima disponíveis. Apesar disso, especialistas advertem que é necessário tomar precauções pois os riscos para a saúde humana não são conhecidos.

A construção de um montador molecular ainda está longe de ocorrer. Vários problemas persistem, como a dificuldade de trabalhar com átomos individuais necessários para a construção do montador. Além disso, é difícil modelar o comportamento de objetos complexos em escala nanométrica em obediência às leis quânticas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Nanotecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.