National Motorcycle Museum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o museu da motocicleta dos Estados Unidos. Para o museu da motocicleta da Inglaterra, veja National Motorcycle Museum (Inglaterra).

O National Motorcycle Museum (em português: Museu Nacional da Motorcicleta) é um museu localizado em Anamosa, uma das cidade do estado americano de Iowa[1]. Fundado em 1989 por construtores e pilotos, o museu é temático e dedicado as motocicletas[1].

O seu acervo é composto de motos históricas e de competições, placas de pistas, documentos, fotos, cartões postais, cartazes de filmes e competições, entre outras atrações não só dos Estados Unidos, como de outros países, incluindo Japão, Inglaterra, França e outras nações europeias. Além da coleção permanente, o museu apresenta motocicletas emprestados por colecionadores de todo o mundo[1].

Entre as máquinas icônicas expostas, esta um raro exemplar da empresa Detroit Motorcycle Manufacturing Co. fabricado em 1911[2], um modelo de 1938 da Crocker[3] e a Harley Davidson (a única original restante) usada pelo personagem Wyatt (Peter Fonda) no filme Easy Rider e denominada de "Capitão América"[4]. Este exemplar era de um colecionador e ficou exposta por mais de 12 anos no museu e em 2014 a motocicleta foi leiloada[5][1].

Réplica da Harley Davidson Capitão América. A original ficou exposta no museu por 12 anos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Destinations: The National Motorcycle Museum, Anamosa, Iowa, Motorcycle Classics, consultado em 24 de setembro de 2014 
  2. 1911 Detroit Motorcycle, Motorcycle Classics, consultado em 24 de setembro de 2014 
  3. 1938 Crocker Motorcycle, Motorcycle Classics, consultado em 24 de setembro de 2014 
  4. Harley motorcycle from 'Easy Rider' to be sold at auction, Milwaukee Journal, consultado em 24 de setembro de 2014 
  5. 'Easy Rider' chopper going up for auction next month Portal Fox News