Navamaer 2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

A Navamaer 2017 foi a 51ª edição da Navamaer que é uma competição entre as três escolas de formação de oficiais de carreira das Forças Armadas do Brasil: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA). Cerca de 600 cadetes e aspirantes das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas do Brasil irão participar desta competição militar esportiva que contribui para a formação dos futuros oficiais. Neste ano, o evento acontece na Escola Naval, no Rio de Janeiro.[1] A grande novidade deste ano foi a criação, por Aspirantes da EN, de um aplicativo do evento com programação, avisos, resultados e outras informações, que foram atualizados a todo o momento.

Cerimônias[editar | editar código-fonte]

A cerimônia de abertura foi realizada, no dia 21 de julho, na Escola Naval (EN), a Cerimônia de Abertura da 51ª Navamaer, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O acendimento da pira olímpica foi realizado pelo Aspirante Patrick, da EN, destaque da equipe de atletismo, acompanhado pelo Aspirante Luiz Eduardo, os Cadetes Csuka e Ícaro, da AMAN e Brasile Milesi, da AFA. Após o Juramento do Atleta, proferido pelo Aspirante Frederico, destaque da equipe de judô, e seguido pelos demais competidores, foi realizada uma homenagem ao CF (Refº) Zaven Boghossian, por seu histórico de atleta na modalidade de natação.

Na cerimônia de encerramento, que ocorreu no dia 28 de julho, a pira olímpica foi apagada, simbolizando o término oficial da competição, por Aspirantes da EN e Cadetes da AMAN, bem como da AFA, liderados pela Aspirante Laís Menezes. Logo após este momento, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior (DGPM) declarou encerrada a 51ª Navamaer.

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Calendário[editar | editar código-fonte]

CA Cerimônia de Abertura Competições 1 Finais de Competições CE Cerimônia de Encerramento
Julho 21
Sex
22
Sáb
23
Dom
24
Seg
25
Ter
26
Qua
27
Qui
28
Sex
T
Cerimônias CA CE
Athletics pictogram.svg Atletismo 15 10 25
Basketball pictogram.svg Basquetebol 1 1
Fencing pictogram.svg Esgrima 2 2 3 7
Football pictogram.svg Futebol 1 1
Judo pictogram.svg Judô 1 3 5 9
Swimming pictogram.svg Natação 14 14
Pictogram Orienteering.png Orientação 2 2
Modern pentathlon pictogram.svg Pentatlo militar 2 2
Water polo pictogram.svg Polo aquático 1 1
Shooting pictogram.svg Tiro 2 2 2 2 8
Triathlon pictogram.svg Triatlo 2 2
Volleyball (indoor) pictogram.svg Voleibol 1 1

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1 Flag of the Brazilian Army.png AMAN 35 22 19 76
2 Flag of the Brazilian Navy.svg EN 24 23 24 71
3 Coat of arms of the Brazilian Air Force.svg AFA 14 28 23 65

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]