Navios Tartaruga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Navios tartaruga)
Uma réplica de um navio tartaruga num museu militar em Seoul.

Navio tartaruga ou barco tartaruga (Geobukseon ou Kobukson em coreano) eram grandes barcos de guerra pertencentes à classe de barcos panokseon, usados na Coreia durante a dinastia Joseon, entre os séculos XV e XVIII. As primeiras referências aos navios tartaruga são de 1413 e 1415. Eram descritos como "barcos-lança" ou "barcos-ariete" e serviam para furar os barcos dos Jurchen e dos piratas japoneses. Caíram em desuso devido a um longo período de paz durante o qual a Coreia floresceu.

A concepção e a construção dos navios tartaruga são atribuídas ao almirante coreano Yi Sun-sin. Durante a guerra Imjin eram equipados com pelo menos cinco tipos de canhões. Os navios tartaruga desempenharam um importante papel nas batalhas contra os barcos japoneses durante a guerra Imjin, prestando apoio aos barcos de guerra panokseon.

Revestimento de ferro[editar | editar código-fonte]

Não é possível saber ao certo se os navios tartaruga eram revestidos de placas de ferro devido à falta de informação. Fontes japonesas e coreanas fazem várias referências a picos no convés e espinhos nos lados dos navios.[1]

Armas[editar | editar código-fonte]

Cabeça de Dragão[editar | editar código-fonte]

A cabeça de dragão localizava-se na extremidade dianteira do navio. Várias versões destas cabeças foram usadas nos navios, incluindo uma que libertava um fumo tóxico gerado a partir da mistura de enxofre e salitre. O fumo obstruía a visão e interferia com a habilidade para manobrar dos japoneses. Outra versão apresenta um canhão dentro da cabeça do dragão, de modo a torná-lo mais ameaçador. O próprio diário de Yi explica como um canhão pode ser enfiado na boca do dragão de modo a ter poder de fogo.

Canhões[editar | editar código-fonte]

Os canhões eram a principal vantagem dos navios tartaruga sobre os navios japoneses. Conseguia conter até 36 canhões.

Referências

  1. Hae-Ill Bak: A Short Note on the Iron-clad Turtle Boats of Admiral Yi Sun-sin" Korea Journal 17:1 (January 1977): 34-39 (36f).