Nemain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde junho de 2019). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.

Nemain (ou Nemhain), na mitologia celta irlandesa, é uma deusa guerreira, que aparece notadamente na narrativa mítica da Rafle des vaches de Cooley (Táin Bó Cúailnge). É uma representação de Bodb, ela própria um avatar de Morrigan, a deusa da morte.

Seu nome significa « frenesi », « pânico » e na batalha final de Táin Bó Cuailnge, que opõe os exércitos do Ulster e de Connaught, ela provoca a morte de numerosos guerreiros, pelo terror que ela inspira.

Quando um guerreiro a reencontra em um vau, lavando suas próprias vestes, é o sinal que seu fim está próximo. Cúchulainn, o campeão do Ulster, reencontra uma lavadeira que põe de molho sua roupa em um rio, pouco tempo antes de sua morte heróica.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • La Rafle des vaches de Cooley, narrativa celta irlandês traduzida do irlandês, apresentada e comentada por Alain Deniel, L’Harmattan, Paris, 1997, ISBN 2-7384-5250-7