Newsvendor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Newsvendor também conhecido como o problema do jornaleiro, ou problema do ardina, é um dos modelos probabilísticos de stocks mais conhecido. Este modelo na sua forma mais simples considera que uma encomenda é feita de modo a atender em um determinado período de tempo a procura existente (Garcia et al., 2006, p. 56).

A encomenda referente ao período de tempo em questão, não influencia os períodos subsequentes e a procura é uma variável aleatória (Garcia et al., 2006, p. 56).

No final desse período de tempo, há um custo de excesso (associada à quantidade oferecida não procurada) ou um custo de falta (associado à procura não atendida). (Garcia et al., 2006, p. 56).

A solução do problema, que leva em conta não apenas os custos de falta e excesso de produtos, mas também a representação estatística da distribuição da demanda aleatória. Assim, se os lucros são grandes, opta-se por comprar mais que a demanda média, enquanto que se os riscos são elevados, o estoque será menor do que a demanda[1].

Referências[editar | editar código-fonte]

  • GARCIA, Eduardo S.; REIS, Leticia M. T. V.; MACHADO, Leonardo R.; FERREIRA, Virgílio J. M. – Gestão de estoques: otimizando a logística e a cadeia de suprimentos [Em linha]. Rio de Janeiro: E-papers Servicos Editoriais Ltda., 2006. [Consult. 29 Mai. 2008]. Disponível em WWW: <URL: http://books.google.com/books?id=AvfRM51NLcQC&dq=pt-PT>. ISBN 8576500507
  1. «Controle de estoques - Problema do Jornaleiro». Consultado em 24 de abril de 2011 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

AYHAN, Hayriye; DAI, Jim; WU, Joe - Newsvendor Problems [Em linha]. 2003. [Consult. 30 Mai. 2008]. Disponível em WWW: <URL:http://www2.isye.gatech.edu/people/faculty/Hayriye_Ayhan/newsvendor825.pdf>

Ícone de esboço Este artigo sobre Logística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.