Nome de Sa-Ré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nome de Sa-Rá)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
HIEROGLIFO
G39N5
 
Ca1SPACECa2
Nome de Sa-Ré
Nome de Sa-Ré de Tutemés III, em Carnaque

O Nome de Sa-Ré (também Nome de Nascimento ou Nome do Filho de Ré) era um dos nomes, ou títulos, que o faraó possuía. A palavra Sa-Ré, representada pelo pato e pelo Sol, conforme imagem ao lado, significa O Filho de Ré e representava que o detentor desse título, o faraó, era descendente do deus.

Este nome, ou título do faraó ficou conhecido assim por sempre vir, dentro do cartucho, depois da palavra Sa-Ré, ou seja, sempre fazendo a frase "...o Filho de Ré, faraó-tal".

História[editar | editar código-fonte]

Neferirkara-Kakai, faraó da V dinastia, adicionou essa nova titulatura escrevendo dentro de um cartucho seu nome de nascimento precedido pelos hieróglifos de Sa-Ré, o filho de Ré.

O príncipe, antes da anscensão ao trono somente possuía seu nome de nascimento. Porém, no momento de sua coroação este mesmo nome se transformava em um novo título, o nome de Sa-Ré, escrevendo-o dentro de um cartucho e adicionando o Sa-Ré, legitimando assim a sua procedência divina pela qual o faraó governa o Egito como um herdeiro legítimo dos deuses sobre a Terra.

Desde a V dinastia o nome de Sa-Ré foi um dos títulos mais utilizados nas inscrições junto com o Nome de Nesut-Bity e o Nome de Hórus.

Desde o Império Médio as dinastias XI VXII os faraós recebiam 5 títulos. Eram os seguintes: Nome de Hórus, Nome de Hórus de Ouro, Nome de Nebti, Nome de Nesut-biti e Nome de Sa-Ré.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Nome de Sa-Ré de Ramessés II
Hieroglifo
G39N5
 
<
M17Y5
N35
N36
N5
Z1
F31S29M23
>
Transliteração Rˁ-ms-sw Mr(y)-Jmn
Transliteração (ASCII) Ra-ms-sw mry-imn
Transcrição Ramessessu Meriamon
Tradução "Criado por , amado por Amon"
Nome de Sa-Ré de Aquenáton
Hieroglifo
G39N5
 
<
M17Y5
N35
R4
X1 Q3
R8S38O28
>
Transliteração Jmn ḥtp(w) nṯr ḥḳȝ jwnw
Transliteração (ASCII) imn-Htp(.w) nTr-HqA-iwnw
Transcrição Amen-hotep Netjer Heka Iwnw
Tradução "Amon está satisfeito, o deus regente de Heliópolis"

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.