Northern line

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Northern
Cor no mapa Preto
Ano de abertura 1890
Tipo de linha Subterrâneo
Estações 50
Total (em km) 58
Linhas de trem do
Transporte em Londres
Linhas do Metropolitano de Londres
  Bakerloo
  Central
  Circle
  District
  East London
  Hammersmith & City
  Jubilee
  Metropolitan
  Northern
  Piccadilly
  Victoria
  Waterloo & City
Outras linhas
  Docklands Light Railway
  Tramlink
  Overground (Novembro de 2007)


Nothern Line é uma linha do Metropolitano de Londres, colorida preto no mapa do metropolitano. A seção entre Stockwell e Borough foi aberta em 1890, e é a seção a mais velha de linha do tubo do nível profundo da rede.

Para a maior parte de seu comprimento é uma linha de tubo de nível profundo.[1] Havia cerca de 252.310.000 viagens de passageiros em 2011/12 na linha Northern, tornando-se a segunda linha mais movimentada do Metrô. (Foi a mais movimentada de 2003 a 2010.) É a único a ter duas rotas diferentes pelo centro de Londres – o ramal Charing Cross ou West End, servindo a parte central da zona 1, e o ramal Bank ou City, servindo a parte leste dessa zona. Apesar de seu nome, não serve as estações mais setentrionais da rede, embora sirva a estação mais ao sul (Morden), bem como 16 das 29 estações do sistema ao sul do Rio Tâmisa. Existem 50 estações na linha, das quais 36 têm plataformas abaixo do solo.

A linha tem uma história complicada, e o arranjo complexo atual de dois ramais do norte, dois ramais centrais e o ramal do sul reflete sua gênese como três companhias ferrovias separadas, combinadas nas décadas de 1920 e 1930. Uma extensão na década de 1920 usou uma rota originalmente planejada por uma quarta empresa. Planos abandonados dos anos 1920 para estender a linha mais para o sul e depois para o norte na década de 1930, teriam incorporado partes das rotas de outras duas empresas. Da década de 1930 à década de 1970, os trilhos de uma sétima empresa também foram gerenciados como um ramal da Northern line.[2] Uma extensão de Kennington a Battersea está agora em construção, que pode dar a linha um segundo ramal ao sul para ir com seus dois ramais ao norte e central, ou pode ver a linha dividida em duas linhas distintas com suas próprias identidades.


Estações[editar | editar código-fonte]

Northern Line.svg

High Barnet[editar | editar código-fonte]

Edgware[editar | editar código-fonte]

Camden Town[editar | editar código-fonte]

Ramal de Charing Cross[editar | editar código-fonte]

(Conhecido como West End.)

Uma plataforma tipíca da linha Nothern

Bank[editar | editar código-fonte]

Morden[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Uma ferrovia de "tubo" é uma ferrovia subterrânea construída em um túnel cilíndrico pelo uso de uma tuneladora, geralmente profunda abaixo do nível do solo.
  2. As sete empresas foram 1. a City & South London Railway, 2. a Charing Cross, Euston e Hampstead Railway, 3. a Edgware, Highgate & London Railway, 4. a Edgware & Hampstead Railway, 5. a Watford & Edgware Railway, 6. a Wimbledon & Sutton Railway e 7. a Great Northern & City Railway.