Nouadhibou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nouadhibou
—  Cidade  —
Rua em Nouadhibou
Rua em Nouadhibou
Nouadhibou está localizado em: Mauritânia
Nouadhibou
Localização de Nouadhibou na Mauritânia
20° 56' N 17° 2' O
País Mauritânia
Região Dakhlet Nouadhibou
Departamento Nouadhibou
Fundação Século XX
Fundador franceses
Área
 - Total 100 km²
Altitude 0 m (0 pés)
População (Censo 2002)
 - Total 90 000
    • Densidade 900/km2 
Fuso horário UTC (UTC+0)


Nouadhibou (نواذيبو em árabe, Nouadhibou em francês: Port Étienne durante a época da colonização francesa) é a segunda maior cidade da Mauritânia e capital comercial do país. Tem uma população aproximada de 90.000 habitantes.

Encontra-se situada na costa leste de uma península de uns 75 km de comprimento, denominada Ras Nouadhibou, que finaliza no Cabo Branco, em cuja margem ocidental se encontra a cidade de Lagouira, pertencente ao Saara Ocidental. Nouadhibou se encontra a apenas um quilômetro da fronteira (na Convenção de Madrid de 1912, Espanha e França concordaram em situar a fronteira entre a colônia francesa da Mauritânia e as possessões espanholas sobre una línea que dividia pela metade de norte para sul da península).

A cidade foi fundada em meados do século XX pelos franceses com o nome de Port Étienne, como um porto para os buques de transporte do mineral de ferro.

A atividade econômica que emprega o maior número de pessoas é a pesca. No entanto, desde 1964, quando se finalizou a construção de um píer e uma ferrovia de 674 km até os assentamentos mineiros de Zouîrât e Fdérik, a indústria mais importante é o processamento do mineral de ferro transportado pela ferrovia desde os assentamentos mineiros.

A cidade se divide em quatro áreas principais: o centro da cidade, incluindo o aeroporto internacional; Numerowatt ao norte; a principal área residencial, Cansado, ao sul, uma cidade dormitório de Port Minéralier, no extremo sul, desde a qual o mineral de ferro é exportado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]