OFDM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

OFDM, do inglês Orthogonal frequency-division multiplexing, é um método de codigicação digital que utiliza multiplas subportadoras. OFDM tem se mostrado uma técnica popular sendo utilizada em aplicações como TV digital, transmissão de audio, redes sem fio e telefonia móvel 4G.

OFMD consistem em um esquema de multiplexação por divisão de frequência usado como método de modulação com multiplas subportadoras. Um grande numero de subportadoras ortogonais são utilizadas para transportar a informação em fluxos paralelos de dados. Cada subportadora é modulado com um esquema de modulação convencional (Modulação de amplitude em quadratura ou Modulação por deslocamento de fase) utilizando uma baixa taxa de simbolos, mantendo a taxa total próxima a da modulação com unica subportadora para bandas equivalentes.