Saltar para o conteúdo

O Lápis do Carpinteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O lapis do carpinteiro
Forte de San Antón, na Corunha. Um dos principais lugares onde se desenvolve o argumento.
Autor(es)Manuel Rivas
IdiomaGalego
PaísEspanha
AssuntoHistória de amor na época de guerra
SérieNarrativa
Linha temporal1936
IlustradorJosé L. de Dios
Arte de capaMiguel Vigo
EditoraEdições Xerais de Galicia
Lançamento1998
Páginas148
ISBNISBN 84-8302-261-3

‘‘O lápis do carpinteiro’’ é um dos romances de maior sucesso do escritor galego Manuel Rivas, foi publicado em 1998, em galego por Edições Xerais e traduzida para o castelhano por Editorial Alfaguara.

Na prisão de Santiago de Compostela, em plena Guerra Civil, um pintor desenha o Pórtico da Glória com um lápis de carpinteiro, refletindo os rostos e a desesperação dos seus companheiros de presídio. O guardião Herbal, o seu futuro assassino, observa-o tudo. A partir desta cena, o ‘‘Lápis’’ de Manuel Rivas conta uma história onde o amor entre o médico republicano Daniel da Barca e Marisa Mallo logra ganhar à desesperação.

Adaptações do romance

[editar | editar código-fonte]

O filme baseado no livro, dirigido por Antón Reixa e protagonizado por Tristán Ulloa, María Adánez e Luis Tosar foi estreado em 2003 e selecionado para os Prêmios Goya da Academia Espanhola do Cine.

O filme foi ganhador do Premio Mestre Mateo 2003 à melhor longa-metragem, e alguns dos seus protagonistas como Luis Tosar e María Pujalte receberam os Prêmios Mestre Mateo 2003 à melhor interpretação masculina e à melhor atriz de reparto.[1]

Também foi adaptada ao teatro pelo grupo Sarabela que a estreou em Ourense em 2000,[2] e que continuaram com uma bem-sucedida gira por toda Galiza[3] e fora dela, superando os 25.000 espectadores, e pela qual receberam 8 Prêmios María Casares.

A obra foi premiada com os seguinte prêmios:

Referências

  • Araguas, Vicente; et al. (2003). Gran Enciclopedia Gallega, Tomo 38, pp. 236, 237. [S.l.: s.n.] ISBN 84-87804-40-3 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]