Observatório Astronômico do Morro Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização:
Mapa
Coordenadas:
Latitude:-30.0563 Longitude:-51.1290

O Observatório Astronômico do Morro Santana (OMS) é um dos diversos observatórios brasileiros e é propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A astronomia na Universidade existe antes mesmo da formalização institucional da universidade em 1934, com a fundação do Observatório Astronômico (OA) em 1908.

Em 1970 foi construído o Observatório do Morro Santana, com um telescópio Zeiss de 50 cm de diâmetro, sob a chefia de Edemundo da Rocha Vieira, que havia concluído doutorado no Instituto Argentino de Radioastronomia da Universidade de Buenos Aires, sob orientação de Carlos Oton Rüdiger Jaschek (1926-1999), sobre a distribuição de hidrogênio neutro no centro da Galáxia. Em 1971, na reestruturação das universidades federais, o Instituto de Física (IF) da UFRGS criou o Departamento de Astronomia, que passou a administrar o OA. Participaram da primeira reunião desse Departamento, em 22/3/71, já no Observatório do Morro Santana, os professores José Carlos Haertel, Edemundo da Rocha Vieira, Vitor Francisco de Araújo Haertel e Jorge Alberto Castro de Faria e os bolsistas Rogério Livi e Silvia Helena Becker Livi. Consolidavam-se assim as atividades de ensino, pesquisa e extensão em astronomia na UFRGS, incluindo a decisão de construir um fotômetro estelar e oferecer a disciplina Ver Fotometria. “Introdução à Astronomia” a cargo de Edemundo da Rocha Vieira, que tornou-se obrigatória dentro dos cursos de bacharelado e licenciatura em física.


Trabalhos realizados no OMS[editar | editar código-fonte]

  • B, V DDO Photometric Observation of Red Variable Stars. Storchi-Bergmann, T., Livi,H.B., Costa, R.D.D. Publicado na Astrophysic Space Sel. em 1984. 100,341
  • Sistema de Aquisição de dados para o Foto-Elétrico do Telescópio da UFRGS. Zimmerman, S., Livim S.H.B. Pblicado na Revista de Física Aplicada Intr., Vol. 3,n°1 em 1988.
  • Comet Okazaku-Levy-Rudenko (1989r) Ducati, J.R., Bevilacqua, C.M. Publicado na IA. Cir. em 1989. 4948

Ligações externas[editar | editar código-fonte]