Saltar para o conteúdo

Ratos e Homens: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:فئران ورجال
Linha 25: Linha 25:


[[Categoria:Livros de John Steinbeck]]
[[Categoria:Livros de John Steinbeck]]
[[Categoria:Livros de 1937]]
[[Categoria:Livros de 2344]]
[[Categoria:Romances dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Romances dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Livros adaptados para o cinema]]
[[Categoria:Livros adaptados para o cinema]]

Revisão das 14h53min de 13 de maio de 2010

 Nota: Se procura filme estadunidense de 1939, veja Of Mice and Men (1939).
 Nota: Se procura filme de 1992, dirigido por Gary Sinise, veja Of Mice and Men (1992).

Of Mice and Men (Ratos e homens na tradução) é um livro escrito por John Steinbeck, publicado originalmente em 1937 e que conta a história trágica de George e Lennie, dois trabalhadores rurais na Califórnia durante a Grande Depressão (1929-1939). A história se passa em um rancho a algumas milhas de Soledad no Salinas Valley.

Enredo

Predefinição:Spoiler Eles formam um par estranho: George é pequeno e esperto; Lennie um brutamontes com a mente de uma criança. A dupla erra pelo interior a procura de uma fazenda para trabalhar, sempre com o plano de comprar um acre de terra e nele construir sua fazenda.

Comprar terras era muito difícil naquela época, exigia grande esforço no trabalho e economia, ainda mais para dois trabalhadores de fazenda mal remunerados. A maior dificuldade para os dois era a estabilidade do emprego, já que Lennie quase sempre se envolvia em brigas nos locais onde chegavam para trabalhar, e eles tinham de fugir.

No início do livro, George e Lennie acabaram de fugir de uma fazenda, pois os proprietários queriam linchar Lennie porque ele havia desrespeitado uma mulher. O grandalhão, sem consciência de seus atos, gostava de pegar em suas mãos tudo que achava bonito e agradável. Após algum tempo caminhando, decidem acampar. Eles estão a caminho de outra fazenda, onde há promessa de empregos. George nota que Lennie está escondendo algo, e logo descobre que é um ratinho morto. Lennie adorava animais de estimação, porém sempre acabava matando-os com sua enorme e desproporcional força. Um pouco depois, George conta os planos da dupla para o futuro: comprar um acre de terra, construir sua sua própria fazenda, e nela criar galinhas, porcos, e o que Lennie mais queria, coelhinhos. Eles conversam também da importância da amizade e da companhia que um faz ao outro.

Chegando à fazenda, encontram pessoas agradáveis, com exceção de Curley e sua esposa. O sonho de George e Lennie começa a se realizar quando Candy oferece seu dinheiro para comprar um acre de terra, e assim viverem os três na nova fazenda. Tudo que precisava ser feito era juntar mais algum dinheiro, que conseguiriam trabalhando. Infelizmente, o sonho se destrói quando Lennie mata por acidente a mulher de Curley (o filho do proprietário da fazenda), quando brincava com os cabelos dela. A ultima passagem do livro acontece à beira de um rio, onde estão somente George e Lennie.

Predefinição:Spoiler-fim

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Em outras palavras, a obra "Ratos e Homens" de John Steinbeck é uma abordagem pessimista de tudo aquilo que se refere aos SONHOS das pessoas de classe social baixa. Na obra, o que para Lennie e George era um sonho (uma terra para morar e uma vida digna) é, de fato, um direito de todo e qualquer ser humano. É como se eles estivessem a deriva em alto mar, em um barco a velas, cujo vento que os guiava fosse a classe dominante, ou seja, eles chegariam, somente até o limite determinado pelos detentores do poder. A comparação com o poema de Robert Burns - que dizia que "São vãos os sonhos de ratos e homens" - ao ver uma ninhada de ratos ser destruída por um arado - é aplicada como se para cada sonho houvesse uma força maior para impedi-lo (ou viabilizá-lo). No caso dos ratos, a força maior seria os humanos que, a qualquer momento, estaria atrapalhando os sonhos dos ratos. Já no caso dos humanos, essa força maior seria todos aqueles que fossem da elite social.