Ilha de Oléron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oléron)
Ilha de Oléron
Île d'Oléron

Mapa da Ilha de Oléron
45° 55′ 00″ N, 1° 20′ 00″ O
Geografia física
País  França
Localização Carântono-Marítimo
Ponto culminante 34 m
Área 175  km²
Geografia humana
População 20 000

Paisagem da Ilha de Oléron
Imagem de satélite da Ilha de Oléron.
Vista de Saint-Pierre-d'Oléron.

A Ilha de Oleron (em francês: Île d'Oléron) é uma ilha francesa situada na costa atlântica do departamento de Carântono-Marítimo, na região de Nova Aquitânia.

É a segunda maior ilha da França metropolitana, apenas ultrapassada em área e população pela Córsega. Tem 34 km de comprimento por 15 km de largura e um relevo relativamente plano, com a cota mais alta a apenas 34 m de altitude. No total tem 175 km², e 20 009 habitantes, repartidos por oito comunas e dois cantões (Château-d'Oléron e Saint-Pierre-d'Oléron). As comunas principais são Saint-Pierre-d'Oléron, a capital da ilha, Saint-Denis-d'Oléron, Saint-Georges-d'Oléron (que contém belíssimos edifícios medievais, da época de Leonor, Duquesa da Aquitânia), Le Grand-Village-Plage e Le Château-d'Oléron

Desde 19 de março de 1966 que a ilha está unida ao continente por uma ponte de 2862 m (a segunda mais longa deste tipo em França, depois da que liga a Ilha de Ré ao continente).

Forma junto às marismas de Marennes a zona ostrícola de Marennes-Oléron. Recebe o nome de « la Lumineuse » (ou seja, a Luminosa) por causa da sua elevada quantidade de horas de sol ao longo de todo o ano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre l'île d'Oléron