Olga Knipper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olga Knipper
Nome completo Olga Leonardovna Knipper (batismo)
Olga Leonardovna Knipper-Chekhova (casamento)
Nascimento 9 de setembro de 1868
Glazov,  Império Russo
Morte 22 de março de 1959 (90 anos)
Moscou,  União Soviética
Nacionalidade russa
Progenitores Mãe: Anna Ivanovna
Pai: Leonard Knipper
Cônjuge Anton Tchekhov (1901-1904)
Ocupação atriz

Olga Leonardovna Knipper-Chekhova (Ольга Леонардовна Книппер-Чехов, em russo; Glazov, 9 de setembro de 1868 - Moscou, 22 de março de 1959) foi uma atriz russa.[1]

Knipper fazia parte do Teatro de Arte de Moscou e ao conhecer e encenar algumas peças de Anton Tchekhov, casou-se com o dramaturgo em 1901.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Olga Leonardovna Knipper nasceu em Glazov dos pais Leonard Knipper e Anna (nascida Ivanovna). Embora os pais sejam de origem alemã, seu pai não perdeu tempo ao reivindicar a Rússia como herança familiar. Em torno da época do nascimento de Olga, seu pai, Leonard, era responsável por uma fábrica em uma pequena cidade a nordeste da Rússia Europeia chamada Glazov. Dois anos após o nascimento de Olga, sua família mudou-se para Moscou, onde se acostumaram a um estilo de vida de classe média alta. Crescendo entre os dois irmãos, Konstantin e Vladimir, Olga foi mimada extensivamente. Ela frequentava uma escola privada para meninas, era fluente em francês, alemão e inglês, e fazia aulas de música e canto após rigorosos dias na escola.

Olga e Tchekhov em 1901

Em 25 de maio de 1901, casou-se em segredo com o dramaturgo Anton Tchekhov. O casamento, porém, chegou ao fim quando Anton morreu de tuberculose em 1904.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Biografia de Olga Knipper Site Find A Grave (em Inglês)