Operador de mesa de iluminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Programming light board.jpg

Em teatro, O operador de mesa de iluminação ou operador de mesa de luz (em inglês: Light board operator) é o eletricista que opera a mesa de iluminação. Dependendo da escala e tipo de produção, o operador de mesa de iluminação pode ser responsável por luminárias convencionais ou automatizadas, bem como práticas e, em alguns casos, o controle de vídeo também.

Às vezes, em pequenas produções, o operador de mesa de iluminação exerce também a função de gerente do evento. Outra variação em pequenas produções tem combinado as responsabilidades do operador de mesa de iluminação e operador de som numa posição. Em pequenas produções, as três funções são feitas por uma pessoa.

O operador de mesa de iluminação pode, em alguns casos também ser o designer de iluminação para uma produção.[1]

Responsabilidades[editar | editar código-fonte]

O operador de mesa de iluminação tem muitas responsabilidades em teatro, especialmente em pequenas produções. Para pequenas produções, ele pode também ser o designer de iluminação e eletricista mestre, e, portanto, é necessário para criar um plano de iluminação, e executar um ato completo e foco, além de suas funções como operador de mesa. Em ambientes mais profissionais, o operador da mesa de iluminação é um profissional altamente especializado, geralmente bem versado nos meandros de uma grande variedade de instrumentos de iluminação e consoles de controle, e capaz de programar facilmente pistas de iluminação complexas envolvendo vários equipamentos e outros componentes.[2]

Durante os ensaios técnicos, o operador da mesa de iluminação geralmente programa o console de iluminação com ajuda do designer de iluminação e gerente de palco. Em situações onde as mesas manuais estão sendo usadas, o operador de mesa de iluminação trabalhará com o designer de iluminação e o gerente de palco para praticar o tempo das mudanças de iluminação.

Durante o desempenho, o operador de mesa de iluminação é muitas vezes ligado em fone de ouvido com o vice-gerente de palco, e vários outros membros do departamento elétrico. Sua responsabilidade está principalmente em avançar os sinais sob a direção do vice-gerente de palco. É importante que os operadores de painéis leves estejam familiarizados com o gráfico de iluminação, pois podem ser chamados a fazer mudanças para acomodar circunstâncias inesperadas que ocorrem durante a produção.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]