Saltar para o conteúdo

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
(OTCA)
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Mapa dos membros da OTCA.
Fundação 1995
Sede  Brasil Brasília, Brasil
15° 50′ 50,48″ S, 47° 53′ 44,99″ O
Membros
Línguas oficiais
Secretário-Geral Robby Dewnarain Ramlakhan
Sítio oficial http://www.otca.info


A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) pretende proporcionar a preservação do patrimônio natural da Amazônia através dos princípios de desenvolvimento sustentável. Seus países membros são: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A OTCA surgiu em decorrência do Tratado de Cooperação Amazônica, que foi assinado em 3 de julho de 1978. Os objetivos do tratado são a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em 1995, as oito nações decidiram criar a OTCA para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado. O protocolo de emenda ao TCA foi assinado em Caracas, capital venezuelana, em 14 de dezembro de 1998.

A OTCA tem a convicção que a Amazônia, por possuir um dos mais ricos patrimônios naturais do Planeta, é estratégica para impulsionar o futuro desenvolvimento dos países da região; um patrimônio que deve ser preservado, mas essencialmente, promovido, em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Ligações externas

Predefinição:OTCA