Saltar para o conteúdo

Orlando Boyer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:
Nas suas últimas horas de vida, ainda pensou em novos livros evangélicos para o Brasil, mas não havia mais tempo. Mesmo assim, seus esforços não foram em vão. Ele publicou 131 obras, sendo 16 de sua autoria e as outras traduções por ele feitas.Dedicou 51 anos de sua vida à divulgação da [[Bíblia]] no Brasil.
Nas suas últimas horas de vida, ainda pensou em novos livros evangélicos para o Brasil, mas não havia mais tempo. Mesmo assim, seus esforços não foram em vão. Ele publicou 131 obras, sendo 16 de sua autoria e as outras traduções por ele feitas.Dedicou 51 anos de sua vida à divulgação da [[Bíblia]] no Brasil.
[[Categoria:Religiosos dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Religiosos dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Anexo:Lista de personalidades evangélicas]]
[[Categoria:Lista de presonalidades evangélicas]]

Revisão das 17h16min de 20 de março de 2011

Orland Spencer Boyer (Conhecido como Orlando Boyer pelos Brasileiros)(Bedford,Iowa,Estados Unidos,05 de Março de 1893-Estados Unidos(?)21 de Abril de 1978)foi um pastor e missionário norte-americano.Em 1927, chegou ao Brasil, indicado pelo Conselho Missionário da Igreja de Cristo, denominação à qual pertencia.Foi casado com Ethel Beebe (casou-se em Março de 1914). Seu livro mais conhecido,Herois da Fé,teve mais de 100.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento,segundo a edição do ano de 2007.

História

Segundo Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD,em Pernambuco, os Boyer passaram um ano estudando a língua portuguesa, aprimorando-se na maneira de falar com os nordestinos. Em Mata Grande, sertão de Alagoas, passaram quatro anos abrindo trabalhos. Boyer contava que alcançara o domínio da língua nos diálogos alegres com a boa gente brasileira durante as viagens a pé ou a cavalo, como um evangelista. De Alagoas, seguiu para o Ceará. Num esforço pioneiro, abriu trabalhos ao longo da via férrea em 14 localidades cearenses.Nesse tempo, no entanto, Orlando Boyer ainda não era batizado no Espírito Santo.

Um certo advogado, leu a Bíblia seis vezes durante três meses. Na leitura, encontrou a promessa do derramamento do Espírito Santo em Atos. Mesmo sem saber do que se tratava, resolveu pedir o batismo pentecostal. Pouco tempo depois, testificava da bênção recebida a qualquer pessoa que encontrasse. Nessa ocasião, missionários Virgil Smith e Bernhard Johnson, que também estavam no Brasil e eram de outra denominação, ouviram o testemunho daquele homem e repartiram a nova com o casal Boyer.

Profundamente comovido, Orlando Boyer retornou aos Estados Unidos em maio de 1935. Lá, sua esposa foi batizada no Espírito Santo em uma reunião em Oklahoma. Pouco tempo depois, na igreja de Peoria, em Tulsa, ele teve a mesma experiência. Esses fatos trouxeram uma certa mudança na vida do casal missionário. Os dois se filiaram à Assembléia de Deus em Oklahoma. Foi o Departamento de Missões da AD ali que os enviou novamente ao Brasil.

Boyer recomeçou seu trabalho no Ceará. Passou dez anos ali.Depois, rumou para Santa Catarina, onde permaneceu três anos trabalhando na obra e traduzindo textos para o português. Foi nesse período que Orlando Boyer foi convidado a ministrar seus ensinamentos através da CPAD. Ele permaneceu firme em seu ofício, até que a doença de sua esposa o levou de volta aos Estados Unidos. Lá, a Ethel faleceu em 14 de outubro de 1967.

Sabendo que os anos dedicados à obra missionária já lhe garantiam a aposentadoria e que, por isso, o Departamento de Missões não custearia sua volta ao Brasil, o incansável obreiro tomou o dinheiro destinado às despesas fúnebres que lhes estava garantido pelo seguro e o empregou na compra de uma passagem para o Rio de Janeiro. Mais tarde, justificou a sua conduta em uma carta: "Eu sabia que vocês pagariam o funeral, mas sabia também que jamais me enviariam de volta ao Brasil".

Nas suas últimas horas de vida, ainda pensou em novos livros evangélicos para o Brasil, mas não havia mais tempo. Mesmo assim, seus esforços não foram em vão. Ele publicou 131 obras, sendo 16 de sua autoria e as outras traduções por ele feitas.Dedicou 51 anos de sua vida à divulgação da Bíblia no Brasil.