Orquestra Metropolitana de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edifício da antiga Standard Eléctrica, actual seda da Orquestra Metropolitana de Lisboa

Orquestra Metropolitana de Lisboa é uma instituição cultural da cidade de Lisboa, com sede no antigo edifício da Standard Eléctrica.

Tutelada pela Associação Música - Educação e Cultura (Metropolitana), a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) estreou-se no dia 10 de Junho de 1992. Desde então, os seus músicos asseguram uma extensa atividade que compreende os repertórios barroco, clássico, e sinfónico. Tem atualmente como diretor artístico o maestro Cesário Costa.

Desde a sua constituição, a Metropolitana foi presidida pelo maestro Miguel Graça Moura, tendo esse lugar sido ocupado desde Novembro de 2003 até Novembro de 2008 pela pianista Gabriela Canavilhas. A atual direção é constituída pelo maestro Cesário Costa (Presidente), a Dra. Fátima Angélico e o professor e pianista Paulo Pacheco (Vogais).

Standard Eléctrica[editar | editar código-fonte]

A sede da orquestra foi classificado como Imóvel de interesse público em 1996. O edifício foi construído em 1945, a partir de um projecto de Cottinelli Telmo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Edifício da Standard Eléctrica na base de dados Ulysses da Direção-Geral do Património Cultural

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.