Páramo de Sumapaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Páramo de Sumapaz é o maior páramo do mundo.[1] Está situado na província do Sumapaz, no departamento de Cundinamarca, no Distrito Capital de Bogotá, em Colômbia.

Características gerais[editar | editar código-fonte]

Faz parte do mesmo sistema do páramo de Cruz Verde.[2]

Com uma extensão de 178.000 hectares é o maior páramo do mundo.[3] É uma das fontes hídricas mais importantes do país. Dentro de seu ecossistema habitam ursos de óculos, veados, águias e condores, além de outras espécies.

Aloja grande quantidade de lagoas, todas elas de origem glacial. Entre elas destacam: Lagoas de Boca Grande, Laguna Longa, Laguna Guitarra, Laguna Cajita, Lagoas de Chisacá. Adicionalmente, alberga um dos picos mais altos nas proximiades da capital o Cerro Nevado do Sumapaz com uma altura de 4306 m.

História[editar | editar código-fonte]

O páramo de Sumapaz era considerado um lugar sagrado para os aborígenes muiscas. Foi associado com as forças divinas da criação e a origem do homem, um domínio onde os humanos não deveriam entrar.

Durante o século XVI, o aventurero e conquistador alemão Nikolaus Federmann conduziu uma expedição cruzando o Sumapaz, procurando o mítico tesouro do Dourado. O lugar foi nomeado pelo espanhóis "País do Nevoeiro" por causa das densas nuvens a nível superficial, que geram uma grande diminuição na visibilidade.[4]

Em 1783, José Celestino Mutis liderou a Expedição Botánica, com o propósito de estudar a flora e fauna da região. No entanto, o páramo não foi visitado por suas difíceis condições climáticas. O naturalista Alexander Von Humboldt fez a primeira descrição do páramo e das plantas locais em 1801. Ele descreveu a presença de vales glaciais e associou as características da região com aquelas observadas na geomorfología alpina.[5]

Durante o início do século XX, o naturalista espanhol José Cuatrecasas realizou importantes investigações do páramo. Outros cientistas que descreveram e estudaram o páramo de Sumapaz foram o colombiano Ernesto Guhl quem levou a cabo uma investigação de quase 3 décadas sobre as comunidades vegetais, e Thomas vão der Hammen.

Referências

  1. «Parque Nacional Natural Sumapaz». Parques Nacionales Naturales de Colombia 
  2. Paramo.org "Complejo Cruz Verde – Sumapaz".
  3. «Conflicto Vs Desarrollo» 
  4. http://www.sogeocol.com.co/documentos/Paramos.pdf
  5. Helferich, Gerard. Humboldt's Cosmos: Alexander von Humboldt and the Latin American journey that changed the way we see the world. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-59240-052-2. OCLC 54758735