Padrão de arquitetura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um padrão de arquitetura é uma solução geral e reutilizável para um problema que ocorre com frequência em arquitetura de software dentro de um determinado contexto.[1] Padrões de arquitetura são similares aos padrões de projeto de software, mas possuem um escopo mais amplo. Os padrões de arquitetura abordam vários problemas de engenharia de software, como limitações de desempenho de hardware de computador, alta disponibilidade e minimização de um risco de negócio. Alguns padrões arquiteturais foram implementados dentro de frameworks de software.

Definição[editar | editar código-fonte]

Mesmo que um padrão arquitetural transmita uma imagem de um sistema, não é uma arquitetura. Um padrão arquitetural é um conceito que resolve e delineia alguns elementos coesos essenciais de uma arquitetura de software. Inúmeras arquiteturas diferentes podem implementar o mesmo padrão e compartilhar as características relacionadas. Os padrões são geralmente definidos como "estritamente descritos e comumente disponíveis".[2][3]

Estilo de arquitetura[editar | editar código-fonte]

Seguindo arquitetura de construção tradicional, um 'estilo de arquitetura de software' é um método específico de construção, caracterizado pelos recursos que o torna notável".

A principal diferença é que um padrão pode ser visto como um solução para um problema, enquanto que um estilo é mais geral e não requer um problema para resolver sua aparência.

Referências

  1. a b R. N. Taylor, N. Medvidović and E. M. Dashofy, Software architecture: Foundations, Theory and Practice. Wiley, 2009.
  2. Chang, Chih-Hung; Lu, Chih-Wei; Lin, Chih-Hao; Yang, Ming-Feng; Tsai, Ching-Fu (junho de 2008). «An Experience of Applying Pattern-based Software Framework to Improve the Quality of Software Development: 4. The Design and Implementation of OS2F». Journal of Software Engineering Studies, Vol. 2, No. 6. the Third Taiwan Conference on Software Engineering (TCSE07). pp. 185–194. Consultado em 16 de maio de 2012.. Arquivado do original em 22 de setembro de 2011. Furthermore, patterns are often defined as something "strictly described and commonly available". For example, layered architecture is a call-and-return style, when it defines an overall style to interact. 
  3. «Architectural Patterns: Definition». AAHN INFOTECH (INDIA) PVT. LTD. Consultado em 16 de maio de 2012.. Arquivado do original em 23 de junho de 2012. Even though an architectural pattern conveys an image of a system, it is not an architecture as such. An architectural pattern is rather a concept that solves and delineates some essential cohesive elements of a software architecture. Countless different architectures may implement the same pattern and thereby share the related characteristics. Furthermore, patterns are often defined as something "strictly described and commonly available". 
  4. M. Shaw and D. Garlan, Software architecture: perspectives on an emerging discipline. Prentice Hall, 1996.
Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia de software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.