Palavras de Mórmon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Livro de Mórmon (secção), nem com Livro de Mórmon.
Livros do Livro de Mórmon

As Palavras de Mórmon são um dos textos que compõem o Livro de Mórmon. É o único deles que não tem o título de livro e consiste em um único capítulo de dezoito versos.[1] Segundo o texto, trata-se de um comentário inserido pelo profeta Mórmon durante a compilação dos registros que se tornaram o Livro de Mórmon.

Textualmente, as Palavras de Mórmon servem para ligar as Placas Menores de Néfi, que a precedem na versão impressa atual, mas que teriam sido colocadas após o registro completo de Mórmon nas placas de ouro, com o restante do Livro de Mórmon.

Mórmon explica que, ao resumir a história dos nefitas, ele se deparou com as Placas Menores de Néfi e decidiu anexá-las ao final de sua obra concluída. Ele então resume brevemente o reinado do rei Benjamim, o último rei mencionado nas Placas Menores.

Mórmon escreve que o rei Benjamim se opôs aos lamanitas empunhando a própria espada de Labão que havia sido capturada por Néfi depois que ele matou Labão para obter dele as placas de latão que continham a Lei de Moisés. Com seus esforços, sabedoria e a ajuda dos profetas, o rei Benjamim estabeleceu a paz na terra.

As palavras de Mórmon, versículos 12–18, têm continuidade com a primeira parte de Mosias, e alguns estudiosos até sugeriram que originalmente fazia parte de uma parte agora perdida do Livro de Mosias.[2] Outros sugeriram que Joseph Smith foi inspirado a escrever os versículos 12–18 como um resumo/ponte de volta às placas maiores, e que esses versículos não estão contidos nas placas de ouro.[3]

Referências

  1. «Title Page» 
  2. See Jack M. Lyon and Kent R. Minson, "When Pages Collide: Dissecting the Words of Mormon," BYU Studies Quarterly 51, no. 4 (2012): 120–136
  3. See Brant A. Gardner, "When Hypotheses Collide: Responding to Lyon and Minson's 'When Pages Collide'," Interpreter: A Journal of Mormon Scripture 5 (2013): 105–119.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Palavras de Mórmon