Palazzo Dal Pozzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nesta vista da Piazza di San Callisto, o Palazzo Dal Pozzo está à esquerda, no meio (em rosa claro). Antes dele está o Palazzo Farinacci.

Palazzo Dal Pozzo é um palácio localizado na esquina da Piazza di San Callisto com a Via della Cisterna, no rione Trastevere de Roma, bem perto da basílica de Santa Maria in Trastevere e geminado ao Palazzo Farinacci[1].

História[editar | editar código-fonte]

De frente para a igreja de San Callisto está o Palazzo Dal Pozzo, construído pela família Dal Pozzo na primeira metade do século XVII. Inicialmente viveu ali Cassiano Dal Pozzo (1588-1657), uma figura notável na cultura romana da época, membro da Accademia dei Lincei. Segundo o "Libro dello Stato delle Anime", da paróquia de Santa Maria in Trastevere, o edifício tornou-se, em 1748, propriedade de "Sant'Anna", mas, já no seguinte, passou para o Conservatorio della Beata Vergine Maria (ou Conservatorio della Divina Clemenza[1]), aberto a "moças virgens e senhoras honestas que desejavam servir a Deus e encontrar refúgio contra a crueldade de seus respectivos genitores ou maridos ou temendo, por qualquer motivo, por suas vidas". O conservatório permaneceu funcionando no local até 1802, quando acabou sendo fechado por causa de dívidas acumuladas[2]. Depois disto o edifício acabou dividido em apartamentos individuais[3].

O edifício se apresenta em três pisos mais um ático do século XIX e se abre num belo portal com arquitrave encimado por uma varanda sustentada por duas mísulas decoradas com o brasão dos Dal Pozzo (um poço sustentado por duas serpentes aladas). Nas esquinas, silhares rusticados sobem do chão até o beiral[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Palazzo Dal Pozo» (em italiano). InfoRoma 
  2. a b «Piazza di San Calisto» (em italiano). Roma Segreta 
  3. «Convento di S. Francesco a Ripa» (em inglês). Rome Art Lover