Palazzo Melchiorri Aldobrandini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Palazzo Melchiorri Aldobrandini é um palácio maneirista localizado num quarteirão delimitado pela Via della Rotonda, Via di Sant'Eustachio e a Via della Palombella, no rione Sant'Eustachio de Roma, geminado ao Palazzo Crescenzi[1].

História[editar | editar código-fonte]

Este palácio foi construído na segunda metade do século XVI pelo monsenhor Girolamo Melchiorri. Em 1866, ele foi adquirido por Camillo Aldobrandini, mas, poucos anos depois, em 1873, tornou-se propriedade da Comuna de Roma, que determinou a redução de parte da porção posterior do edifício de frente para a Via della Rotonda por ocasião das obras de alargamento da via para isolar o Panteão. O belo portal apresenta prótromos leoninos e pirâmides recortadas com bastões horizontais, o brasão dos Melchiorri. Além das janelas emolduradas ou arquitravadas, o edifício apresenta também um belo beiral com mísulas decoradas com lírios e rosetas[2][3].

Os Melchiorri, oriundos de Recanati, se tornaram nobres em 1585 depois de terem adquirido o feudo de Torrita da família Orsini, vendido aos Torlonia no século XIX[3].

Referências

  1. «Palazzo Melchiorri Aldobrandini» (em italiano). InfoRoma 
  2. «Via di Sant'Eustachio» (em italiano). Roma Segreta 
  3. a b «Palazzo Crescenzi» (em inglês). Rome Art Lover 
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.