Palácio Estévez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio Estévez
Edificio José Artigas
Palácio Estévez
Tipo edifício de museu, estrutura arquitetónica, residência oficial, presidential palace
Inauguração 1873 (151 anos)
Administração
Proprietário(a) Uruguai, Poder Ejecutivo de la República Oriental del Uruguay
Geografia
Coordenadas 34° 54' 25.55" S 56° 11' 58.15" O
Mapa
Localização Montevidéu - Uruguai
Patrimônio monumento histórico nacional do Uruguai
Homenageado José Artigas

O Palacio Estévez (ou Edificio José Artigas) é um palácio histórico em Montevidéu, no Uruguai. Localiza-se na Plaza Independencia, no centro histórico da cidade.

O Palácio foi construído entre 1873 e 1874 pelo arquiteto espanhol Manoel de Castel como residência para o financista portenho Francisco Candelario Estévez (ou Estéves). A família de Estévez ocupava o andar superior, enquanto o andar inferior era utilizado por vários estabelecimentos comerciais. Também o consulado da Itália funcionou no edifício nessa época.

Em 1878, devido a problemas financeiros dos proprietários, o casarão foi comprado pelo governo de Lorenzo Latorre, que destinou-o como sede oficial da presidência do Uruguai. O edifício foi remodelado pelo engenheiro Alberto Capurro, que adicionou o frontão triangular com o brasão nacional na fachada, eliminou os miradores do edifício e alterou os espaços interiores. A obra foi inaugurada em 1880 pelo presidente Francisco Antonino Vidal.

O Palácio Estévez serviu como sede governamental até 1985, quando o presidente Julio María Sanguinetti transferiu o despacho presidencial ao Edificio Libertad. Desde 1999 funciona como museu dedicado à história da presidência (Museo de la Casa de Gobierno). Seu nome foi oficialmente alterado para Edificio José Artigas em 2009, em homenagem ao herói nacional do Uruguai.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]