Partícula de Planck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma partícula de Planck é uma partícula subatômica hipotética, definida como um minúsculo buraco negro cujo comprimento de onda Compton é o mesmo que seu raio de Schwarzschild. Sua massa é então (por definição) igual a massa de Planck, e seu comprimento de onda Compton e raio de Schwarzschild são iguais (também por definição) ao comprimento de Planck.

Comparado por exemplo a um próton, a partícula de Planck é extremamente pequena (seu raio sendo igual ao comprimento de Planck, o qual é 10-20 vezes o raio do próton) e pesada (a massa de Planck sendo 13 quintilhões de vezes a massa do próton).

Pensa-se que tal partícula deveria desaparecer por radiação Hawking, de modo que, a princípio, tendo um tempo de vida de 1,38 · 10-44 segundos ou 0,26 vezes o tempo de Planck, menor do que poderia ser teoricamente medido. Entretanto, a existência de tal radiação é discutida.

Os estudos sobre tais partículas têm implicações para a construção de uma teoria quântica da gravidade[1], assim como tentativas de construção de modelos em cosmologia[2][3][4].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Stephen J. Crothers and Jeremy Dunning-Davies; Planck Particles and Quantum Gravity; PROGRESS IN PHYSICS; ; Volume 3; July, 2006 - www.ptep-online.com Arquivado em 21 de novembro de 2008, no Wayback Machine. (em inglês)
  2. V.T. Vertushkoff; PLANCK`S PARTICLES P1 AND THE CENTRAL ROLE DURING THE BIRTH AND THE EVOLUTION OF THE UNIVERSE www.vertushkov.dp.ua Arquivado em 13 de outubro de 2008, no Wayback Machine. (em inglês)
  3. V. T. Vertushkoff; PLANCK’S UNITS; - www.vertushkov.dp.ua Arquivado em 13 de outubro de 2008, no Wayback Machine. (em inglês)
  4. Ya.B. Zeldovich and I.D. Novikov, Structure and evolution of the Universe (Nauka, Moscow, 1975)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.