Pash

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pash (ਅਵਤਾਰ ਸਿੰਘ ਪਾਸ਼, algumas vezes Paash) (9 de Setembro de 1950 – 23 de Março de 1988) foi o pseudônimo de Avtar Singh Sandhu, foi um poeta indiano. Seus fortes ideias de esquerda foram refletidos em seus poemas.

Ele nasceu em Talwandi Salem, Jalandhar, Punjab[1], cresceu em meio aos Naxalites, um movimento revolucionário que luta em punjab contra o donos de terra, industrialistas, comerciantes, etc, os que controlam os meios de produção. Ele publicou seu primeiro livro de poemas revolucionários, Loh-Katha (Conto de Ferro) em 1970[2].; seu tom militante e provocativo criou ira do "establishment" e uma encomenda de sua morte foi feito. Ele passou dois anos preso, antes de ser finalmente absolvido.

Absolvido, ele passou a involver-se com a frente maioísta de Punjab, editando uma revista literal, Siarh (A Linha Arada). Ele tornou-se uma figura política popular da esquerda durante esse período, e foi premiado com um cargo acadêmico na Academia d Letras de Punjabi em 1985[3]. Ele viajou pelo Reino Unido e Estados Unidos no ano seguinte, durante os anos 80, quando o movimento Khalistani queria fundar uma nação com nome de Khalistan, ele discordava das ações do grupo e então fundou o jornal Anti-47, o nome vem do motivo deles usarem o AK-47 como principal arma[4], se opondo aos violentos extremistas Sikh.

Pash, que esteve em Punjab por um feriado dos Estados Unidos, foi assassinado a tiros por um grupo de terroristas Khalistani[5].

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Loh-katha (Conto de Ferro) (1970),
  • Uddian Bazan Magar (Seguindo os Falcões Voadores) (1973),
  • Saadey Samiyaan Vich (Nos Nossos Tempos) (1978)
  • Khilre Hoey Varkey (Páginas Dispersas) (1989)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Muse India. «Author's Profile» Muse India [S.l.] 
  2. APNA (August 31, 2006). «BJP attacks Punjabi Poet Paash» APNA [S.l.] 
  3. APNA (August 31, 2006). «BJP attacks Punjabi Poet Paash» APNA [S.l.] 
  4. Vishav Bharti (September 9, 2006). «Paash: An Iron Tale: Celebrating the 56th birthday of a poet» APNA [S.l.]  horizontal tab character character in |title= at position 22 (Ajuda)
  5. Amrita Chaudhry (September 9, 2006). «BJP’s rant against Paash earns it intellectual ridicule» Punjab Pulse [S.l.]