Passeio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 46 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q177749
feito redirecionamento para Calçada
Linha 1: Linha 1:
#Redirecionamento [[Calçada]]
[[Ficheiro:Gehweg.jpg|right|thumb|Imagem de um passeio.]]
[[Ficheiro:Futatsui Station Front Street.JPG|thumb|No [[Japão]], assim como em grande parte dos países asiáticos, encontram-se muitas calçadas no mesmo nível das ruas, sendo separadas apenas por demarcações.]]
Um {{PEPB|passeio|passeio/calçada}} é um caminho para [[pedestre]]s (peões, em Portugal) que bordeja uma [[rua]], e que é geralmente incluído no [[domínio público]].

Os passeios/calçadas não devem ser confundidos com as '''[[pedonal|zonas pedonais]]'''.

Conhecidos desde a [[Antiguidade]], e raros durante a [[Idade Média]], os passeios foram reintroduzidos em [[Inglaterra]] no [[século XVIII]]. Constituem uma parte importante do espaço público urbano, com atividades comerciais a ocupar parte da sua extensão.

== Calçadas de borracha ==
A [[prefeitura]] de [[Washington, D.C.]] está instalando calçadas de [[borracha]] na cidade. A capital americana está trocando o [[cimento]] (material usado extensivamente na [[construção]] de calçadas no [[mundo]] inteiro) pelo piso emborrachado em torno das [[árvores]], para proteger as [[raízes]] e acabar com as calçadas quebradas.

O cimento não permite que o [[ar]] e a [[água]] passem para o [[solo]]. Por isso, as raízes crescem para cima, em busca de [[alimento]], e acabam empurrando e quebrando a calçada. Todo ano, a prefeitura de Washington tinha que trocar blocos inteiros, quebrar o cimento e refazer tudo. Somente com os consertos, gastava cerca de US$ 5 milhões anualmente e ainda tinha que se defender de processos na [[Justiça]], porque as pessoas tropeçavam, se machucavam e exigiam indenização.

Entre as placas de borracha, existe espaço suficiente para permitir a passagem de ar e de água. Como elas são maleáveis, também se adaptam à movimentação das raízes. O [[engenheiro]] [[Wasi Khan]] acrescenta outra vantagem do projeto: as placas são feitas de [[pneus]] reciclados, material que ocupa os depósitos de [[lixo]] e preocupa as autoridades.

Cada [[placa]], que amortece a [[caminhada]], significa um pneu de borracha a menos nos [[lixões]]. Mas o preço ainda é um problema. O revestimento novo custa três vezes mais do que o antigo. A vantagem virá a longo prazo. A calçada deve durar o triplo do tempo.

A instalação das placas de borracha é rápida, porque elas se encaixam umas nas outras com pinos que vão em [[orifícios]]. Além do mais, é um [[trabalho]] simples, porque elas são bem mais leves do que qualquer material de [[concreto]]. Elas também são reversíveis e não queimam com pontas de [[cigarro]].

Nos Estados Unidos, 86% dos pneus velhos são reciclados fazendo calçadas ou asfalto. Uma tecnologia que está dando os primeiros passos no Brasil. Cada quilômetro de estrada pavimentado com asfalto de borracha pode significar até 7 mil pneus a menos nos lixões.<ref name="globo">{{citar web|url=http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-14971-2-240587,00.html|título=Calçadas de borracha|publicado=[http://grep.globo.com/ Globo repórter]}}</ref>

== {{Ver também}} ==
* [[Calçadão]]
* [[Calçada portuguesa]]
* [[Mosaico]]
* [[Mirthes Bernardes]]
* [[Burle Marx]]

{{ref-section}}

{{commons|Sidewalk|Passeio}}
{{esboço}}

[[Categoria:Urbanismo]]
[[Categoria:Elementos urbanos]]

[[ar:رصيف]]

Revisão das 17h52min de 5 de maio de 2013

Redireciona para: